A arquitetura termal das Taipas apresentada no Porto esta quinta-feira
A comunicação “A arquitetura termal nas Caldas das Taipas (séculos XIX-XX)” será apresentada na próxima quinta-feira – dia 14 de março - Faculdade de Letras da Universidade do Porto por António José Oliveira.
Esta será a comunicação de abertura das Oficinas de Investigação do CITCEM na sessão subordinada ao tema "Água, arquitetura e Património", que arranca a partir das 14h30 na sala do CITCEM.
“Com esta comunicação pretende-se realizar uma análise do microcosmo da arquitetura termal da vila de Caldas das Taipas, ao longo dos séculos XIX e XX. Reportamo-nos às encomendas, às obras, aos cadernos de encargos e respetivos desenhos de conceituados engenheiros, que projetaram os edifícios termais, atualmente denominados de “Banhos Velhos” e “Banhos Novos”, dá conta o autor da publicação.
Esta sessão tem como tema "Água, arquitetura e Património". Oficina de investigação proposta pelo Prof. Doutor Hugo Barreira, sendo moderada pelo Prof. Doutor Manuel Joaquim Moreira da Rocha e pela Prof.ª Doutora Ana Cardoso de Matos.
Este evento conta com o seguinte programa:
14h30 A arquitetura termal nas Caldas das Taipas (séculos XIX-XX) | António José de Oliveira
14h50 La Acequia Real y el suministro histórico de agua de la Alhambra de Granada | Daniel Jesús Quesada Morales
15h10 Do Parque das Águas às problemáticas do património cultural da água | Débora Guedes Silva
15h30 Arquitetura da água em Penafiel: metodologias e contribuições para o seu estudo (séculos XVIII-XX) | Diogo Emanuel Pacheco Teixeira
15h50 O valor intrínseco da água na «Sciencia de Architetura»: Cristóbal De Rojas | Tara Trancón Pujol
16h10 Debate
16h45 Encerramento