28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

80 anos de elevação a vila celebra-se esta sexta-feira

Redação
Freguesias \ terça-feira, junho 16, 2020
© Direitos reservados
A vila de Caldas das Taipas celebra a 19 de Junho, os 80 anos de elevação da povoação de S. Tomé de Caldelas, à categoria de vila. Sessão Solene da Assembleia de Freguesia será substituída por iniciativas online, entre outras.

A Junta de Freguesia, bem como a Assembleia de Freguesia de Caldelas, irão assinalar a data de forma diferente da habitual, com iniciativas relacionadas com a efeméride, difundidas, essencialmente, pelos canais digitais da Junta de Freguesia.

Em documento distribuído à imprensa, a Junta de Freguesia dá nota na não realização da habitual Sessão Solene, numa decisão conjunta com a Mesa da Assembleia de Freguesia, bem como os Líderes das Bancadas Parlamentares que “são do entendimento unânime que as condições necessárias não conferem a dignidade ao marco histórico que se pretende assinalar, assim como não conferem o justo e merecido reconhecimento público de todos aqueles cidadãos que se pretendia distinguir, por terem contribuído para o desenvolvimento e dignificação da Vila de Caldas das Taipas, pelo que o Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia comunicou a decisão consensual de não se realizar, no corrente ano, a Assembleia de Freguesia para Sessão Extraordinária (Solene)”.

Contudo, o dia não deixará de ser assinalado, com iniciativas distribuídas ao longo de todo o dia 19 de junho, com destaque para as intervenções por vídeo, difundidas através do Facebook da Junta de Freguesia, por parte de Domingos Bragança (Presidente da CMG e da Comissão organizadora), Luís Soares (Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas), Manuel Ribeiro (Representante da Coligação de partidos “Juntos por Guimarães”), Augusto Mendes (Representante do Partido Socialista) e Sérgio Araújo (Presidente da Assembleia de Freguesia de Caldelas).

 

PROGRAMA COMPLETO DAS COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS DA ELEVAÇÃO DE CALDAS DAS TAIPAS À CATEGORIA DE VILA

O dia 19 de Junho começará com uma salva de foguetes e um vídeo que relata a efeméride de elevação da Vila. Ao longo do dia estará patente no centro da Vila a exposição “Caldas das Taipas na coleção de fotografia da Muralha”.

Às 10 horas será apresentado o livro “A lenda da Ara de Trajano”, elaborado por alunos da Escola do Pinheiral e a cerimónia terá divulgação pública pela Internet.

Durante a tarde, serão disponibilizadas mensagens online no sítio e Facebook oficial da Junta de Freguesia.

Domingos Bragança (Presidente da CMG e da Comissão organizadora).

Luís Soares (Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas).

Manuel Ribeiro (Representante da Coligação de partidos “Juntos por Guimarães”).

Augusto Mendes (Representante do Partido Socialista).

Sérgio Araújo (Presidente da Assembleia de Freguesia de Caldelas).

Um Quarteto da Banda de Música de Caldas das Taipas brindará os Taipenses e todos os que gostam desta Vila com momento musical. A difusão será efetuada pelo Facebook da Junta de Freguesia de Caldelas – Vila de Caldas das Taipas.