20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

25 dos cientistas mais influentes do mundo são da Universidade do Minho

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, março 25, 2021
© Direitos reservados
Rui Reis, presidente do Instituto 3B’s, é um dos cientistas que constam neste ranking internacional da revista “PLOS Biology”.

A Universidade do Minho conta nos seus quadros com 25 cientistas cotados como dos mais influentes do mundo, segundo um ranking criado pela revista “PLOS Biology”, estudo esse que teve coordenação da Universidade de Stanford (EUA).

Neste lote destaca-se Rui Reis, presidente do Instituto 3’Bs, situado no Avepark. De um total de sete milhões de cientistas espalhados por todo o mundo chegou-se a uma lista que contempla dois por cento destes cientistas.

Oito cientistas são de engenharia biológica – Artur Cavaco-Paulo, Eliana Souto, Lígia Rodrigues, Rosário Oliveira, José A. Teixeira, António Vicente, Madalena Alves e Eduardo Soares. Há ainda três de física (Nuno Peres, Vasco Teixeira, Yuliy Bludov), três de biomateriais (Rui L. Reis, Subhas Kundu, Manuela E. Gomes), também três de engenharia civil (Paulo B. Lourenço, F. Pacheco Torgal, Joaquim Barros), dois de medicina (Nuno Sousa, António Salgado) e de engenharia mecânica (Paulo Flores, Filipe Samuel Silva), um de matemática (Jorge Pacheco), de sistemas de informação (Paulo Cortez), de educação (Assunção Flores) e um de informática (José Neves).

O referido ranking contempla então sete milhões de cientistas, divididos por 22 áreas e 176 subtemas, considerando o índice de cientista, o volume de publicações e as citações dos seus trabalhos, segundo dados da base Scopus entre 1996 e 2019.  Portugal tem cerca de 400 representantes elencados.