27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

19 de junho: sessão solene realiza-se às 21h30 na Escola Básica das Taipas

Redação
Sociedade \ terça-feira, junho 13, 2023
© Direitos reservados
O Clube Caçadores das Taipas e a Escola EB 2/3 de Caldas das Taipas recebem a medalha de honra da freguesia na cerimónia comemorativa dos 83 anos da elevação das Taipas a vila.

A sessão solene do 19 de junho, em que se assinala o 83.º aniversário da elevação de Caldas das Taipas a vila, decorrerá no Auditório da Escola Básica das Taipas a partir da 21h30 da próxima segunda-feira.

A sessão extraordinária e solene da assembleia de freguesia está agendada, tendo como habitualmente um ponto único: “Comemorações do octogésimo terceiro aniversário da elevação a Vila, da Povoação de Caldas das Taipas”.

Recorde-se que será atribuída a medalha de honra a duas instituições da freguesia, nomeadamente o Clube Caçadores das Taipas e a Escola EB 2/3 de Caldas das Taipas.

Na proposta subscrita pelo presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, aprovada em assembleia de freguesia, pode ler-se que “o Clube Caçadores das Taipas é um Clube Desportivo de referência na Vila, o mais antigo da freguesia de Caldelas, o segundo mais antigo do concelho de Guimarães e o terceiro clube mais antigo da Associação de Futebol de Braga, sendo um dos nove clubes reconhecidos como ‘Sócio Honorário’ da Associação de Futebol de Braga e que desde a sua fundação, em 1923, o Clube Caçadores das Taipas manteve atividade ininterrupta, contribuindo decisivamente para a promoção do desporto e da freguesia e das suas gentes, através da formação dos mais e menos jovens que por ação do clube se tornaram melhores cidadãos”.

No rol explicativo, o líder máximo da junta de freguesia explica que em ano de centenário deve ser reconhecida a importância da instituição, servindo também como estímulo para o clube.

Relativamente à Escola Básica das Taipas, a Junta de Freguesia “justifica a proposta com a importância da Escola para a comunidade. Na proposta lê-se que “desde a abertura em 1793, no início Escola Preparatória de Raúl Brandão, tem sido uma instituição de enorme relevo para todos os taipenses”.