Ação de limpeza deixa a descoberto a Ribeira da Canhota
Trata-se de uma extensão de aproximadamente 100 metros da Ribeira da Canhota, que corre agora à vista. É o resultado de uma ação levada a cabo pela Brigada Verde de Caldelas e pela Junta de Freguesia de Caldelas, a propósito do Dia Internacional de Ação pelos Rios, que se assinalou ontem.
A iniciativa foca-se na limpeza do leito da ribeira e no abate da vegetação invasora, maioritariamente silvados, que cobria aquele troço deste curso de água, entre a Rua do Pinhel e a variante. Daqui a juzante a linha de água segue numa conduta até voltar a aparecer junto aos Banhos Velhos.
Além da Brigada Verde e da Junta de Freguesia, associou-se à iniciativa um grupo de alunos da Escola da Charneca e outro grupo da Licenciatura em Biologia Aplicada, da Universidade do Minho. De tudo um pouco puderam retirar do pequeno rio: pneus, eletrodomésticos e até uma banheira.
A intervenção iniciou-se quinta-feira, 14, mas deverá continuar nos próximos dias, quando se fará a regularização do leito do rio para impedir que a água extravase as margens e fique confinada ao curso da ribeira. Devido à acumulação de sedimentos, as margens não estavam definidas, provocando a formação de um pântano naquela zona.