PUB
Vitrus Ambiente faz balanço do primeiro ano de PAYT
Vitrus Ambiente faz balanço do primeiro ano de PAYT
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Maio 4, 2017

Programa de recolha de resíduos sólidos no centro histórico de Guimarães faz um balanço após o seu primeiro ano de vigência. O sistema PAYT tinha como meta reduzir a quantidade de resíduos produzidos dentro do centro histórico.

A Vitrus Ambiente, empresa municipal responsável pela gestão dos resíduos sólidos urbanos no concelho de Guimarães irá apresentar os primeiros resultados do sistema especial de recolha de lixo, no centro histórico de Guimarães.

No final de 2015 o município avançou com a implementação do sistema Pay As You Throw como uma forma inovadora de recolha de lixo no centro histórico. Nesta altura, este sistema entrava numa fase de experimental e comerciantes e moradores passaram a ter um saco próprio para depositar o lixo, com horas definidas para o entregar.

Na altura do lançamento deste sistema, a Vitrus esperava obter uma redução na produção de resíduos sólidos urbanos na ordem dos 30% – número baseado em exemplos de aplicação deste modelo em países do norte da Europa.

Os primeiros resultados serão conhecidos na segunda-feira, 8 de maio, numa conferência a realizar na sede da Vitrus, em Guimarães.