PUB
Vimágua recebe certificação de gestão sustentável e eficiente da energia
Vimágua recebe certificação de gestão sustentável e eficiente da energia
© Direitos Reservados
Segunda-feira, Dezembro 28, 2020

A Vimágua procedeu a alguns investimentos ao longo do ano de 2020 tendo em vista a redução dos impactes ambientais, o impulso para a utilização de energias alternativas e renováveis e a redução de custos.

No decorrer das auditorias de concessão, 1ª e 2ª fases, que tiveram lugar no segundo semestre de 2020, a Vimágua obteve a certificação do seu sistema de gestão de energia, atribuída pela EIC – Empresa Internacional de Certificação, tendo em conta os requisitos da norma NP EN ISO 50001:2019.

O sistema de gestão de energia é parte integrante de um sistema global de uma organização, que tem como objetivos estabelecer processos necessários para melhorar o desempenho energético global da organização, incluindo a utilização, consumo e eficiência energética.

A Vimágua, durante o processo de implementação do sistema de energia, procedeu a investimentos como a instalação de sistemas fotovoltaicos de produção de energia elétrica para autoconsumo, monitorização dos consumos energéticos de modo a efetuar o controlo dos consumos energéticos, substituição de grupos de bombagem por equipamentos mais eficientes, substituição luminárias existentes por luminárias LED mais eficientes, ou mesmo a substituição de veículos a gasóleo por veículos elétricos.

Nesse sentido, esta certificação reconhece a aposta da empresa em assegurar uma gestão sustentável e eficiente da energia com o objetivo principal de reduzir os consumos de energia e os impactes ambientais nas instalações da Vimágua.