PUB
Vimágua apresentou sistema de tratamento de água por radiação ultravioleta
Vimágua apresentou sistema de tratamento de água por radiação ultravioleta
Quarta-feira, Novembro 28, 2018

A apresentação do novo equipamento aconteceu durante a manhã de sábado, na Estação de Tratamento de Gondomar. A Vimágua instalou um sistema de tratamento e desinfeção da água que é captada no Rio Ave.

O sistema de tratamento de água por ultravioletas consiste na emissão de uma radiação com determinado comprimento de onda, que elimina micro-organismos que poderão ser nocivos para a saúde humana. Este tratamento é aplicado após a passagem da água captada por filtros de areia e carvão clorado.

O presidente da Vimágua, Armindo Costa e Silva, ao apresentar este novo sistema garantiu a melhor qualidade da água que é distribuída apelando ao seu uso em detrimento da água captada de poços. O novo equipamento implicou um investimento de 110 mil euros.

Costa e Silva anunciou também a entrada em funcionamento de um sistema de redundância na ETA de Prazins, que mitigará falhas que ocorram a montante do rio. A verificação de valores anormais nos indicadores de qualidade da água emitirão um alerta para o serviço de monitorização que funciona 24 horas.

Também presente na sessão de demonstração do novo sistema de tratamento introduzido pelo Vimágua no tratamento da água captada no rio, Domingos Bragança reforçou a ideia da necessidade de alargar a distribuição de água a toda a população do concelho.