VIM em Lordelo terá passagem superior pedonal em 2017
VIM em Lordelo terá passagem superior pedonal em 2017
Segunda-feira, Dezembro 12, 2016

Após as obras de requalificação da Via Intermunicipal lavadas a efeito pelo município de Guimarães, a autarquia irá agora satisfazer uma antiga reivindicação da população de Lordelo – a construção de uma passagem desnivelada em Enxudres.

Tem sido uma reivindicação de Lordelo desde que as obras da Via Intermunicipal ficaram concluídas: a população exigia a instalação de passagem superior pedonal para reforçar as condições de segurança. A estrutura será instalada no lugar de Enxudres, em Lordelo, será colocada em 2017, depois de o acesso estar a ser fabricado há já dois meses.

Trata-se de uma edificação pré-fabricada, numa obra que durará três meses, com um custo de 126.490,80 euros, valor ao qual acresce a taxa de IVA em vigor. As fundações devem ocorrer no final do janeiro.

O comunicado da autarquia dá conta que a Câmara Municipal de Guimarães procedeu a obras de requalificação na VIM no percurso rodoviário respeitante ao seu concelho. A intervenção no pavimento abrangeu áreas geográficas relativas aos territórios das vilas de Lordelo e Serzedelo e da freguesia de Guardizela, numa extensão total de 5,7 quilómetros.

Com um valor de 2 milhões e 360 mil euros, as obras tiveram como objetivo aumentar a segurança rodoviária aos automobilistas que diariamente utilizam aquela movimentada via. O âmbito da intervenção contemplou, também, a colocação de separadores centrais que eliminaram o risco de colisões frontais. A reabilitação do pavimento teve igualmente como função diminuir o ruído na circulação automóvel e aumentar o conforto dos utilizadores da VIM, além de ter sido realizada uma reformulação dos órgãos de drenagem de toda a via, entre os quais, aquedutos, valetas e sarjetas.