PUB
A Vila em 2018 e o que será em 2019
Quarta-feira, Dezembro 12, 2018

Com a aproximação do final do ano, pede a tradição que se faça um balanço do que foi 2018 e se faça uma projeção do que esperamos de 2019. Para o que foi e o que será a nossa Vila.

Podemos resumir o ano que está a acabar em 3 palavras: Organizar, Planear e Pessoas.

Organizar. Foi visível o esforço deste executivo em organizar todos os serviços da Freguesia. Mas neste ponto devo salientar a feira semanal. Sendo esta uma receita importante da freguesia era prioritária a sua organização. Está concluída! Sabemos hoje que estão na feira os feirantes cumpridores e que não têm concorrência desleal de outros feirantes que em incumprimento partilhavam o mesmo local de venda. Com isto, como pudemos verificar na última Assembleia de Freguesia, a receita da feira é agora estável.

Planear. Todos conhecem o programa eleitoral deste executivo e já todos perceberam que o mesmo está em execução. E está em execução aquilo que os Taipenses sufragaram. Foram feitos os projetos da Praia Seca e do Antigo Mercado. Foi feito o levantamento e feito o cadastro de todos os terrenos desde a Praia Seca até às Levadas para posterior avaliação da Câmara Municipal. Foi feito um acompanhamento permanente (nem sempre fácil) ao projeto de centralidade da Vila. Nas obras efetuadas na Charneca, Rua Bento Ribeiro Salgado Barreto e Faísca foi possível incluir melhoramentos em obra aos projetos iniciais.

Pessoas. Tivemos desde a primeira hora a certeza que este executivo trabalharia com as pessoas. Na parte Social tem sido feito um trabalho importante, nem sempre visível mas penso que assim tem de ser. Expor pessoas em fragilidade não seria boa política. Mas sabemos que foi feito, por exemplo quando vemos que o montante destinado à comparticipação da vacina Antipneumocócica foi todo utilizado. Perto das pessoas com os horários de atendimento de todos os membros do executivo. Perto das pessoas com a presença de membros do executivo em todas as atividades das instituições da Vila. Perto das pessoas quando as pessoas podem dar os seus contributos para os projetos apresentados. Perto das pessoas com a comunicação permanente das atividades da Freguesia e com a divulgação da agenda cultural e desportiva.

Para fechar 2018, não podia deixar aqui de felicitar o Dr. Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal pela sua disponibilidade para acompanhar alguns dos momentos mais importantes da nossa Vila. Tem sido um Presidente genuinamente interessado!

Para 2019 desejamos então que a palavra mais usada pelo executivo seja CONCRETIZAR. Todos os dados estão lançados e nada agora pode impedir a sua concretização.

Aqui devemos também salientar o aumento de transferência de verbas da Câmara Municipal para as freguesias que terá no novo orçamento municipal um incremento de 25%.

Desejo a TODOS os nossos leitores um Feliz Natal e um 2019 cheio de saúde e alegria.