PUB
Válter Freitas no VI Festival de Cordas da Escola Superior de Música de Lisboa
Válter Freitas no VI Festival de Cordas da Escola Superior de Música de Lisboa
DR
Sábado, Março 23, 2019

O músico taipense irá abordar o violoncelo e a sua adaptação às novas tecnologias, num workshop, marcado para este sábado pelas 17h, na ESML, integrado no VI Festival de Cordas

O workshop tem como principal objetivo dar a conhecer o mundo das novas tecnologias adaptadas ao violoncelo. Através de experiências práticas e recurso aos Silent Cellos e efeitos externos, os participantes vão poder conhecer as novas possibilidade proporcionadas pelas novas tecnologias e ter a oportunidade de “construir” novas sonoridades.

Válter Freitas, natural de Caldas das Taipas, iniciou os seus estudos em Violoncelo aos sete anos de idade. Com dez anos ingressa no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe do Professor Jorge Ribeiro.

Em 2010 concluiu a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra, na Academia Nacional Superior de Orquestra, com o professor Paulo Gaio Lima.
De 2008 a 2015 participou em vários concertos e tournées, nacionais e internacionais, com o trio de violoncelos Opus Diabolicum. Em 2014 lançam o seu primeiro disco de Tributo a Moonspell. Ao longo da carreira tem colaborado com vários artistas de renome, de diferentes estilos de musicais e áreas artísticas, como os Moonspell, Corvos, Carlos do Carmo, Tito Paris, Companhia Nacional de Bailado, Madredeus, António Chainho, Sónia Tavares, Secret Lie, Rita Red Shoes, Mazgani, Penicos de Prata, Miguel Ângelo, Lena d’Água, Ana Bacalhau, Samuel Úria, Anneke Van Giersbergen e José Luís Peixoto, entre outros.

Tem vindo a tocar no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Jovens Músicos de Guimarães, Vagos Open Air, Wacken Open Air, Fusing Fest, Festival de Música de Óbidos, Dias da Música do CCB, Festival Festas do Mar, Sul d’Lima, Fantasporto, entre outros. Lecionou no Conservatório de Artes de Loures entre 2011 e 2015.

Em 2016 concluiu o Mestrado em Pedagogia na Academia Nacional Superior de Orquestra e Universidade Lusíada.
Desde 2015 leciona violoncelo no ensino integrado de música da Casa Pia de Lisboa e no Conservatório de Música D. Dinis.