PUB
Vai Vitória, meu Vitória
Vai Vitória, meu Vitória
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Maio 25, 2017

Faltam três dias para o Vitória entrar em campo para disputar a Taça de Portugal. Todas as esperanças estão no grupo liderado por Pedro Martins e a eles pede-se que repitam o feito de 2013. O palco da festa está montado.

São 220 camionetas carregadas de farnéis, vitorianos e alegria que vão partir na manhã de domingo, 28, rumo ou Jamor. A PSP já montou o plano de segurança e os adeptos vitorianos, na ida a sul, devem fazer as paragens nas estações de serviço sinalizadas de forma a evitar problemas com apoiantes da equipa adversária. Chegados ao Jamor, o espaço reservado aos de Guimarães é o Parque 1. Um bom presságio poderá ser o facto de a falange de apoio ao Vitória ficar na bancada sul, a mesma que ocupou em 2013.

Na apresentação da camisola oficial que o Vitória vai usar no domingo – com o patrocínio do Porto e Norte de Portugal – e que tem um custo de 85 euros, o presidente do clube vimaranense, Júlio Mendes, vincou que o Vitória “vai dignificar o futebol português, nas bancadas e dentro de campo”. “A minha intuição é a de que vamos ganhar a segunda Taça de Portugal”, antecipou. Moreno, um dos jogadores que pela sua longevidade vitoriana, os adeptos mais acarinham, disse ao site da Federação Portuguesa de Futebol que “sendo de Guimarães sei bem o que significa para os adeptos aquele dia no Jamor. Enquanto grupo só nos resta fazer de tudo para ganhar a Taça”.

O timoneiro da equipa, Pedro Martins, ainda não falou à imprensa esta semana. Certo é que a equipa parte amanhã, pelas 14h00, do D. Afonso Henriques rumo ao Jamor. E já está convocada uma manifestação de apoio na saída do staff. O estágio começa amanhã e a “armada vitoriana” deve ficar instalada, à semelhança do que aconteceu em 2013, no Pestana Sintra Golf.

No final da reunião de Câmara desta quinta-feira, Domingos Bragança disse que a festa desportiva está garantida com a presença do Vitória na final da prova rainha. Desejando a melhor sorte à equipa, o presidente de Câmara reforçou a vontade de que Guimarães conquiste duas taças nesta época, depois de o Moreirense ter vencido a Taça da Liga.

Loucuras pelo Vitória

Na página na rede social Facebook “Rumo ao Jamor” é possível acompanhar a aventura dos “loucos mas felizes” Luísa Pereira e Pedro Abreu. Desde segunda-feira, 22, que colocaram rodas ao caminho e vão de bicicleta até ao estádio do Jamor. Todos os dias publicam as etapas alcançadas, vestidos a rigor, com o rei ao peito. No último post, é possível ver que já estão na Nazaré. Amanhã partem rumo a Torres Vedras.

Já Sandra Fernandes, adepta fervorosa e sócia do Vitória, fez a promessa de que cortaria o longo cabelo no caso da equipa do seu coração ganhar a Taça. Mas a alegria de poder ir ao Jamor em família chegou para a fazer assumir o compromisso e foi vê-la retirar uns bons centímetros à farta cabeleira. A ação teve sobretudo um cariz social: Sandra doou o cabelo à Little Princess Trust, que converte o cabelo doado em perucas para crianças com cancro.

O Toural é o nosso Jamor

Contam-se cerca de 15 mil os vitorianos que no domingo vão apoiar o clube ao Jamor. Mas a cidade não ficará deserta: a O Largo do Toural é o local onde milhares de vimaranenses, através de um ecrã gigante, vão poder assistir à final da Taça de Portugal, em futebol, no próximo domingo, 28 de maio, entre o Vitória e o Benfica. Recuperando o lema de 2013, ano em que o Vitória conquistou a primeira Taça de Portugal – “O Toural é o nosso Jamor” – esta emblemática praça no centro da cidade será transformada num autêntico estádio, numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Vitória Sport Clube.

A tarde de animação começará bem cedo e terá muitas surpresas a partir das 15h30 horas, com a atuação em palco dos autores de três gerações de hinos do Vitória. Os músicos Dino Freitas, José Alberto Reis e Zé Miguel estarão no Toural. Em caso de triunfo, a festa vai prolongar-se pela noite, até à chegada da equipa a Guimarães, a exemplo do que sucedeu em 2013, quando o Vitória derrotou o Benfica (2-1) e conquistou o seu primeiro troféu nesta competição. Além do Toural, será também instalado um ecrã no Parque das Hortas, onde está a decorrer a primeira edição da iniciativa “Guimarães no Ponto”.