PUB
O que vai acontecer em Guimarães em 2019
Sexta-feira, Janeiro 25, 2019

O tempo passa a correr, o Natal foi (já) há um mês e 2019 promete ser um ano prendado para Guimarães. Um ano de novas e importantes concretizações, algumas delas ansiadas e muito esperadas pelos Vimaranenses.

O desnivelamento do Nó de Silvares permitirá descongestionar os acessos à autoestrada, oferecendo uma nova, funcional e moderna entrada à cidade de Guimarães, eliminando o congestionamento de trânsito e permitindo a fluidez, melhoria de circulação e condições de segurança aos cerca de 25 mil automobilistas que passam diariamente na rotunda de Silvares. A solução desnivelada, com um enquadramento paisagístico onde predominarão dois “taludes verdes” no miolo da rotunda, representa um investimento de 2,5 milhões de euros e será concretizada durante o ano de 2019. No processo, segue-se a construção de uma nova rotunda na Vila de Ponte e a também protocolada via de acesso ao AvePark.

A obra de requalificação e ampliação do serviço de urgência do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, com um investimento próximo dos 3,3 milhões de euros, começa nos próximos dias e deverá ficar concluída no final do ano. Um novo parque de estacionamento no centro da cidade será inaugurado também em 2019, provavelmente, nas comemorações do 24 de Junho. O Parque de Camões, com uma capacidade para 400 lugares, vai dar mais cidade à cidade, com novas áreas verdes e ajardinadas a 50 metros do Toural.

Ali bem perto, as obras do Teatro Jordão, emblemática sala de Guimarães, principiaram há dias. A intervenção recupera igualmente a “Garagem Avenida”, o que tornará real o desejo de criação de novas dinâmicas culturais, com novos cursos artísticos da Universidade do Minho, além do Conservatório de Guimarães passar a ter novas instalações.

Também no centro da cidade, o topo da Muralha passará a ser visitado, com o público a poder efetuar o percurso no seu adarve, ao longo da Avenida Alberto Sampaio até à Senhora da Guia. Nas Taipas, será inaugurada a renovada e irreconhecível “EB 2,3”, uma escola (agora) de grande dimensão e de referência a nível concelhio e nacional cuja inauguração deverá ocorrer também em junho, mês em que Guimarães recebe a Final Four da Liga das Nações, com um grande desafio já calendarizado: Holanda-Inglaterra. O jogo de apuramento do 3º e 4º lugar, que também será disputado no D. Afonso Henriques, contará com uma destas seleções e com Portugal ou Suíça. Jogos entre 5 e 9 de junho.

2019 promete, sim! O desafio da reflorestação da Montanha da Penha, ideia lançada por Domingos Bragança, já começou a ser uma realidade e o Monte do Cavalinho constituirá uma nova forma de olhar o desenvolvimento urbano. Até 2020, será criado um novo acesso rodoviário, por detrás da CP, que ligará a rotunda da Av. D. João IV a Urgezes – o que irá descongestionar o trânsito nas imediações do Hotel de Guimarães.

Um novo parque de estacionamento irá também ali nascer, servindo de apoio à Estação Ferroviária, criando-se uma infraestrutura intermodal para a utilização de dois ou mais meios de transporte: comboio, automóvel, bicicleta, transportes urbanos e coletivos… Até 2022, uma nova zona habitacional com 250 fogos, a preços acessíveis, vai conviver com o bosque do Monte do Cavalinho, preservando-se assim a paisagem natural e o espaço entre edifícios e áreas verdes.

Antes disso, ainda temos 2019, o ano do centenário da morte do Conde de Margaride, nosso Vimaranense! A pensar no futuro, a segunda fase da Ecovia vai continuar da Cidade Desportiva, pelo Caminho Real, até à vila de Pevidém. O projeto para o Campus de Justiça, a nascer ao lado do Parque da Cidade, terá a sua forma e a Casa do Costeado, na Cruz de Pedra, começará a ser reconvertida em Escola-Hotel do IPCA. A antiga fábrica “Freitas & Fernandes” será reabilitada para instalar o Instituto das Nações Unidas, em Couros, importante núcleo de arqueologia industrial em processo de candidatura a Património Cultural da Humanidade. A antiga Escola de Santa Luzia e o Convento de Rosa Lima, nas Dominicas, preparam-se para receber residências destinadas a estudantes universitários e, no AvePark, terá início a obra do futuro Instituto Cidade de Guimarães, de enorme importância para a ciência, em particular a biomedicina. Assim será 2019: com muitos e variados projetos (já) em curso e com os olhos postos no horizonte, sobretudo, nos Vimaranenses.

DATAS VIMARANENSES | 2019

15 de janeiro – Primeira romaria do ano: Santo Amaro
fevereiro – S. Brás (Pevidém). Domingo seguinte ao dia litúrgico de S. Brás, 3 de fevereiro
27 de fevereiro – Feira dos 27 (S. Torcato)
05 de março – Carnaval (Pevidém e Nespereira)
09 de março – Entrega de “O Prémio”, no dia do nascimento de Francisco Martins Sarmento
19 de março – Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Guimarães
27 e 28 abril – Senhora da Luz (fim de semana a seguir à Páscoa)
30 de abril – Aniversário dos Bombeiros das Taipas
Início de maio – Festa das Cruzes (Serzedelo), por ocasião do Dia da Santa Cruz
Início de junho – Festivais de Gil Vicente
12 de junho – Véspera de Santo António (Cruz de Pedra e Arcela)
3.º domingo de junho – Ronda da Lapinha
22 de junho – Elevação de Guimarães a cidade em 1853, pela Rainha D. Maria II
23 de junho – Véspera de S. João (Covas, Ponte e Brito)
24 de junho – Batalha S. Mamede de 1128. Feira Afonsina
29 de junho – S. Pedro (Taipas)
07 de julho – Castelo de Guimarães, uma das 7 Maravilhas de Portugal
Início de julho – Noite Branca
1.º fim de semana de julho – Romaria Grande de S. Torcato
2.º fim de semana de julho – Feira da Terra (S. Torcato)
Meados de julho – Citânia Viva (Briteiros S. Salvador)
25 de julho – Nascimento de D. Afonso Henriques
Fins de julho – Festa de S. Tiago (Ronfe), no fim de semana a seguir ao dia 25
1º fim de semana de agosto – Festas Gualterianas em honra de S. Gualter, padroeiro de Guimarães
14  de agosto – Procissão dedicada a Nossa Senhora da Oliveira, padroeira de Guimarães
1.º fim de semana de setembro: Festa do Agricultor (Fermentões)
2º domingo de setembro – Grande Peregrinação à Penha
22 de setembro – Fundação do Vitória Sport Clube
1.º fim de semana de outubro – Guimarães noc noc
01 de novembro – Fundação do Moreirense FC
Meados de novembro – Guimarães Jazz
29 de novembro – Início das Festas Nicolinas, com a noite do Pinheiro
08 de dezembro – Festa da Imaculada Conceição. Passarinhas e Sardões
13 de dezembro – Inclusão do Centro Histórico de Guimarães na lista da UNESCO
13 de dezembro – Santa Luzia. Passarinhas e Sardões
24 de dezembro – Ceia de S. Crispim