União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim cria Brigada Verde
União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim cria Brigada Verde
Sexta-feira, Dezembro 16, 2016

A Brigada Verde de Briteiros Santo Estêvão e Donim é a quarta estrutura do género, que terá como missão a promoção da defesa do meio ambiente. Iniciativa surge no concelho de Guimarães no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”.

A Junta da União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim constituiu uma Brigada Verde para a defesa do ambiente. Com cerca de uma centena e meia de voluntários, a brigada representa instituições como o Agrupamento CNE n.º 830 de Santo Estêvão de Briteiros, Gerações em Movimento (Cooperativa Castreja), Ginástica Sénior, Grupo de Jovens, membros individuais da comunidade, além da Junta de Freguesia.

Esta nova Brigada Verde tem por missão colaborar na realização de ações de formação, promover a sensibilização e educação ambiental nas escolas e na comunidade, além de efetuar ações de fiscalização para a identificação de focos poluidores. Ao mesmo tempo, irá promover ações de limpeza de caminhos, matas e cursos de água, plantação de árvores, recolha e separação de resíduos.

Recorde-se que estas Brigadas Verdes estão a ser implementadas com o apoio direto do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, desenvolvido ao abrigo da candidatura a Capital Verde Europeia 2020.

A Brigada Verde de União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim surge após idêntica iniciativa em Fermentões e Ponte, bem como na Escola Profissional CISAVE. Nos inícios de dezembro, a Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas (CNE), com cerca de 4 mil escuteiros, assinou declarações de “Compromisso Guimarães Mais Verde”.

Para além de muitos anónimos e outras figuras públicas de destaque, o ministro do Ambiente, José Matos Fernandes, bem como o secretário de estado Aadjunto e do Ambiente, José Mendes, também já assinaram o documento.