Uma lentidão que nos prejudica
Quinta-feira, Maio 23, 2019

Durante anos a fio o PSD e o candidato André Coelho Lima em particular, defendeu que a Câmara Municipal devia ter uma resposta social para os alunos do ensino superior. Isto é, propusemos a criação de Bolsas para apoiar os estudos superiores dos Vimaranenses, permitindo que nenhum aluno deixasse de se formar por questões de dificuldade financeira das suas famílias.

Resposta social esta que a Câmara Municipal, e bem, decidiu implementar neste mandato. Como diz o povo, mais vale tarde que nunca.

Até aqui tudo bem. Na última reunião de Câmara, o Vereador Ricardo Araújo questionou o Presidente sobre o ponto de situação deste projeto, pois o ano letivo está a terminar e não é do conhecimento público qualquer notícia relativa às Bolsas de Estudo.

Com as Vereadoras “Paula” a patinar, todos percebemos que os candidatos ainda aguardam por uma decisão que devia ter sido comunicada no máximo até Novembro.

Não se admite, nem se compreende, que se criem legítimas expetativas aos alunos e se esteja mais de meio ano à espera de uma resposta que pode ser decisiva para os candidatos prosseguirem os seus estudos.

Em pleno Enterro da Gata, bolsas de Grilo…

Este é um bom exemplo para fundamentar o que tenho dito nos últimos meses. Em Guimarães tudo demora muito tempo. A nossa Câmara Municipal anuncia projetos, mas eles demoram anos a serem concretizados. Veja-se o desnivelamento da rotunda da autoestrada em Silvares.

Lançam Bolsas de Estudo e demoram meio ano a decidir e a atribuir os apoios.

Enquanto alguns municípios já estão a disponibilizar transportes públicos gratuitos, nós ainda estamos nos estudos para termos uma rede “melhorzinha”.

Continuam as descargas no Rio Ave e a Câmara a dizer há anos que vai exigir das Águas do Norte uma solução para substituir os coletores.

Enfim…Nesta época em que os municípios se destacam pela capacidade de concretização e por andarem à frente, nós vamos marcando passo em matérias fundamentais.

Domingo há eleições Europeias. Mais do que apelar ao voto no PSD, faço um apelo, especialmente aos jovens, para votarem.

O projeto Europeu é fundamental para o nosso desenvolvimento e um garante de paz e solidariedade entre os povos Europeus. Também por estes motivos devemos escolher os nossos representantes com essa consciência, que estamos a votar em quem nos pode defender da melhor forma.

O Eurodeputado José Manuel Fernandes já deu provas que nos representa exemplarmente, é nele e na lista do PSD que eu acredito e também por isso no Domingo não ficarei em casa.