PUB
Uma corrida de bicicletas realizada há 110 anos entre Guimarães e as Taipas (1909)
Quinta-feira, Abril 23, 2020

Na edição de 1 de julho de 1909, do jornal “Notícias de Guimarães”, semanário progressista, que se publicava às quintas-feiras, temos a notícia documental da primeira prova ciclística de estrada, que se realizou no concelho de Guimarães. No cabeçalho deste jornal podemos constatar que na sua organização interna tinha como redator político João Rocha dos Santos e na qualidade de diretor e proprietário Marcos Guimarães. A sua redação, tipografia e impressão localizavam-se na Rua da Rainha nº121-123.

Com efeito, nesta edição nº29, deste efémero periódico vimaranense surgido em 1909, deparamo-nos com uma pequena notícia, na página 3, intitulada “Corrida de bycicletas”, referente a uma prova ciclística, que se tinha realizado na 3ªfeira anterior, dia 29 de junho, entre a cidade de Guimarães e a povoação de Caldas das Taipas.

Neste breve articulado, o jornalista refere que ganharam respetivamente o 1º, 2º e 3º prémio, “os sympathicos byciclistas”, os senhores Alberto Costa, Eduardo de Freitas Ribeiro e Manuel Mendes, aos quais, o jornal dava os parabéns.

Esta notícia que hoje apresentamos, certifica que a atividade ciclística no concelho de Guimarães, remonta pelo menos a 29 de junho de 1909.