PUB
Um bom ano para Guimarães
Sexta-feira, Janeiro 6, 2017

Defini a afirmação das Vilas e a sua estruturação como centros urbanos de qualidade, como um dos eixos do desenvolvimento concelhio. São muitas as freguesias onde a Câmara Municipal de Guimarães está a trabalhar projetos de requalificação dos seus centros cívicos.

A área central da vila das Taipas também faz parte do conjunto de reabilitações a efetuar pelo Município, tal como foi oportunamente apresentado numa participada sessão pública, onde solicitei a apresentação de contributos de todos para beneficiarmos, se assim for entendido, o projeto inicial.

Renovo, pois, o objetivo de, todos, apresentarmos as nossas ideias. É nesse sentido que a Câmara está a trabalhar para honrar o passado da Vila, fazendo com que os Taipenses se orgulhem do futuro que estão (e estamos) a construir. Um futuro que passa também por despoluir o nosso rio Ave, numa missão que nos compete a todos, com cidadãos atentos e vigilantes na defesa do nosso património ambiental.

Hoje, estamos de novo unidos e mais comprometidos que nunca em torno de um novo desígnio – o da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020. Criamos uma agenda em que pretendemos afirmar Guimarães como território que defende e preserva de forma ativa, partilhada e responsável a sua biosfera.

O envolvimento de todos é condição indispensável ao sucesso, não necessariamente da candidatura, mas das transformações substanciais que a sua construção e submissão implicam. A mudança de paradigma começa nas camadas mais jovens, mas precisamos de todos, do vosso apoio e entusiasmo para termos um território mais amigo do ambiente.

A nova via que servirá o AvePark e toda a zona industrial circundante, sendo uma alternativa à EN 101, projeto de concretização difícil mas no qual eu trabalho e acredito; a proposta de intervenção na EB 2,3; as obras de reabilitação do Parque; os apoios às atividades culturais, desportivas e de âmbito social que têm sido concedidos a associações e instituições das Taipas vão possibilitar que os próximos anos sejam de valorização e afirmação da nossa Vila.

A pensar no melhor para o concelho de Guimarães, vamos continuar a trabalhar intensamente com coragem e determinação e, acima de tudo, com a responsabilidade, de construir bem o nosso futuro, de uma boa sociedade em que tudo e todos contam e fazem parte. Desejo a todos os Taipenses um ano de 2017 com saúde e mais prosperidade. Serei sempre um Presidente próximo de todos os Vimaranenses.

Um abraço amigo.