PUB
Tradições de Natal celebram-se em Guimarães durante todo mês de dezembro
Tradições de Natal celebram-se em Guimarães durante todo mês de dezembro
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Novembro 29, 2018

A magia da quadra natalícia irá transformar o centro da cidade de Guimarães com um programa de animação que se iniciará já no primeiro dia de dezembro, com a abertura do Mercado de Natal e a iluminação da árvore de Natal no centro do Toural.

“Guimarães, Cidade Natal” é a designação definida pela autarquia para servir de base à programação de animação da época natalícia em Guimarães. A redefinição do conceito fez incluir a componente do património e do território, a partir da introdução das celebrações do aniversário da classificação do centro histórico de Guimarães e também da inclusão das coletividades locais.

O programa decorrerá então de 1 de dezembro até 8 de janeiro de 2019. Pelo meio há um conjunto de ofertas diversificadas de que fazem parte alguns argumentos que estão já consolidados desde anos anteriores, como a passagem de ano no centro histórico ou o já tradicional Concerto de Ano Novo, pela Orquestra de Guimarães.

“Guimarães, Cidade Natal” foi apresentado pela vereadora da Cultura da autarquia vimaranense, que justificou esta redefinição do conceito das festas com uma necessidade de reaproximação à cidade e às suas coletividades, no sentido de conferir uma maior identidade às celebrações natalícias em Guimarães.

O Mercado de Natal abre já no próximo sábado, 1 de dezembro, na Alameda de São Dâmaso, e funcionará até ao último dia do ano. Durante o decorrer deste mercado haverá motivos de animação pontual, com música e teatro.

As comemorações do 17.º aniversário da classificação pela UNESCO do Centro Histórico de Guimarães a Património da Humanidade fazem parte do programa. Este aniversário será assinalado, entre os dias 13 e 14 de dezembro, com conferências, visitas guiadas, exposições e apresentações teatrais.

A música é uma parte substancial do programa de animação natalícia. Estão previstos concertos desde o início do mês de dezembro. Destaque nesta área para o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães que, apesar de ter uma programação própria, surge integrado na Cidade Natal.

Destaque também para a noite de passagem de ano, que este ano contará com apresentações de Galgo, Throes and the Shine e Xinobi. No primeiro de 2019 a Orquestra de Guimarães apresenta o seu Concerto de Ano Novo, no Centro Cultural Vila Flor.

A programação detalhada está disponível no website da Câmara Municipal de Guimarães e poderá ser consultada aqui.