Trabalhos nunca vistos de Julião Sarmento estarão em exposição no CIAJG até agosto
Trabalhos nunca vistos de Julião Sarmento estarão em exposição no CIAJG até agosto
Sexta-feira, Junho 29, 2018

Novas exposições para ver até meados de agosto no CIAJG. Obras nunca antes expostas de Julião Sarmento sobre o universo animal transversal ao percurso do artista estarão paredes meias com trabalhos de Pedro A.H. Paixão.

Estão em exibição desde sexta-feira, 29 de junho, novas exposições no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). As obras respeitam ao segundo ciclo expositivo programado para o ano de 2018.

Este segundo ciclo de exposições será feito a dois tempos. Numa primeira fase estarão patentes trabalhos de Julião Sarmento e Pedro A.H. Paixão. Em setembro irá juntar-se a instalação expositiva da autoria de Ann Hamilton, inserida na programação do Contextile, que decorrerá também noutros pontos da cidade de 1 de Setembro a 20 de Outubro de 2018.

Em “Leopard in a Cage” haverá oportunidade para contemplar a um conjunto de projetos inéditos de Julião Sarmento, considerado um dos mais destacados artistas contemporâneos portugueses. A série que dá nome à exposição resulta de um projeto de 1975 que nunca viria a realizar-se.

No caso da exposição de Pedro A.H. Paixão, trata-se de um desafio lançado pelo CIAJG ao artista para entrar em diálogo com a exposição permanente do centro. Esta exposição tem como base lançar um olhar abrangente sobre a produção do artista, acolhendo obras dos primeiros anos do seu percurso e trabalhos mais recentes.

Patente ainda no CIAJG estará “Lábios de Flamingo” que propõe uma releitura da história da arte através de um dispositivo de apresentação elementar e que se apresenta como um museu imaginário, um museu de todos os museus, problematizando a questão da reprodução e da migração das imagens.

As exposições de Julião Sarmento e Pedro A.H. Paixão ficarão patentes até 7 de outubro. “Lábios de Flamingo” poderá ser visitada até 12 de agosto. O Centro Internacional das Artes José de Guimarães encontra-se aberto de terça a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas. Aos domingos de manhã, a entrada é gratuita.