PUB
Trabalhos arqueológicos em curso junto aos Banhos Velhos
Trabalhos arqueológicos em curso junto aos Banhos Velhos
Bruno Ferreira
Quinta-feira, Outubro 1, 2020

Os trabalhos arqueológicos projetados para o centro das Taipas, no âmbito da intervenção no centro cívico da vila, já estão em curso junto ao Edifício dos Banhos Velhos.

Ao todo, segundo dados da Junta de Freguesia de Caldelas, serão feitos trabalhos de escavação numa área aproximada de trezentos metros quadrados “em diferentes pontos da zona classificada como sensível, junto aos Banhos Velhos”.

No entender de Gonçalo Cruz, Arqueólogo da Sociedade Martins Sarmento e cronista no Reflexo, “os trabalhos de escavação que começam por estes dias e o acompanhamento arqueológico das obras a realizar, prometem um conjunto de importantes revelações sobre o passado das Taipas”, tal como deu conta no seu último artigo de opinião.

Solicitados pela Câmara Municipal de Guimarães, os trabalhos arqueológicos, que numa primeira fase está a ser feito por maquinaria para a remoção das camadas que foram colocadas no solo, estão entregues a uma equipa especializada, que numa fase posterior realizará um trabalho de prospeção e conservação por registo científico totalmente à mão.