Tempo seco e temperaturas elevadas determinam declaração de situação de alerta
Tempo seco e temperaturas elevadas determinam declaração de situação de alerta
Quinta-feira, Maio 30, 2019

As temperaturas máximas, durante o fim de semana, poderão chegar aos 35º no distrito de Braga. Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural decretaram situação de alerta.

O Governo de Portugal declarou situação de alerta por risco de incêndio, num período compreendido entre o dia 31 de maio e o dia 3 de julho. Esta situação de alerta justifica-se pelas previsões meteorológicas para o território continental português nos próximos dias.

O risco de incêndio para os próximos cinco dias é considerado elevado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevendo-se para este período temperaturas elevadas e baixos índices de humidade na atmosfera.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) determinou para o distrito de Braga a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

As autoridades apelam para a necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio, nomeadamente a não realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração, que passarão a ser proibidas no período de alerta.