PUB
Tempo Livre torna-se representante de Portugal no projeto desportivo SPACHE
Tempo Livre torna-se representante de Portugal no projeto desportivo SPACHE
© Direitos Reservados
Sexta-feira, Novembro 6, 2020

Projeto implementa ações que promovem a atividade física e o património cultural.

A Tempo Livre viu aprovada pela Comissão Europeia uma candidatura ao programa Erasmus + Sport com o projeto Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments (SPACHE) que pretende aumentar a prática desportiva, fortalecer a participação cultural e a mobilidade ativa e sustentável aproveitando recursos do património cultural.

O SPACHE envolve seis países da União Europeia sendo eles Portugal, Itália, França, Alemanha, Holanda e Eslovénia, que estão representados por nove entidades com trabalho reconhecido no desporto, cultura e património, estando a Tempo Livre a representar Portugal.

O consórcio vai desenvolver uma pesquisa nos países parceiros tendo em vista a apresentação de um modelo de ação e de boas práticas. A partir das conclusões do estudo, e através de processos participativos, os parceiros do projeto poderão conceber e implementar quatro programas piloto em quatro dos países participantes (Portugal, Itália, Eslovénia, Holanda).

Em vista estão programas que preveem ações de atividade física e desportiva não competitiva, como caminhadas orientadas em percursos históricos, ou ginástica em espaços culturais e a criação de módulos educacionais como workshops ou, webinars, e ferramentas operacionais como manuais.