PUB
Tempo Livre emite comunicado sobre as AEC’s em Guimarães
Tempo Livre emite comunicado sobre as AEC’s em Guimarães
Manuel Silva
Quinta-feira, Setembro 10, 2020

Na sequência de uma notícia divulgada pelo Reflexo, a dar conta do pedido de esclarecimento da comissão política concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Guimarães relativamente ao concurso das AEC’s em Guimarães, a Cooperativa Tempo Livre fez chegar à nossa redação um comunicado.

Nesse sentido, reproduzimos na íntegra o esclarecimento assinado por Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre:

       A propósito da notícia publicada no vosso órgão de comunicação sobre as AECs em Guimarães, cumpre-nos informar e esclarecer:

  1. A Câmara Municipal de Guimarães decidiu cometer novamente à Tempo Livre, para a época letiva 2020-2021, a gestão de todo o processo de desenvolvimento de Atividades Físicas e Desportivas no âmbito das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular (como já tinha acontecido entre 2009 e 2015), das AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família (da nossa responsabilidade desde 2018) e da CAF – Componente de Apoio à Família (também sob nossa responsabilidade desde 2018).
  2. Para além das indicações objetivas sobre a necessidade de corresponder às exigências do tempo que vivemos, ainda fortemente condicionado pela pandemia de COVID19, que determinou o aumento substancial do número de professores a contratar (de 79 em 2020 para 102 este ano), a reintegração destes projetos na Tempo Livre permitirá reforçar o objetivo de articular e dar coerência ao processo de fomento do desporto e da atividade física no nosso Município, no âmbito da estratégia municipal de promoção do desporto, da saúde e do bem-estar que está a ser trabalhada pela Câmara Municipal e pela Tempo Livre;
  3. A Tempo Livre não dispõe nos seus quadros de pessoal permanente da totalidade dos 102 técnicos, licenciados na área das Ciências do Desporto, necessários para este projeto, pelo que abriu um concurso para “Recrutamento de Técnicos de Atividade Física e Desportiva”, garantindo desse modo a contratação de todos os recursos humanos necessários para cumprir este projeto na sua integralidade;
  4. A Tempo Livre dispõe atualmente no seu quadro de pessoal permanente de 42 profissionais com formação superior nessa área, sendo que só uma parte deles, que já trabalharam ou trabalham nas AEC, nas AAAF e na CAF, vão assumir alguns dos horários disponíveis, compaginando naturalmente as suas necessidades próprias de organização do trabalho com os horários disponíveis nas Escolas;
  5. Depreendemos que se entenda como plausível que os funcionários da Tempo Livre não podiam concorrer a um concurso de admissão de pessoal para a própria empresa onde já trabalham!;
  6. Refuta-se, desse modo, que este procedimento seja violador de qualquer princípio legal e concursal, pelo que amanhã mesmo, no Multiusos de Guimarães, terá lugar todo o processo de recrutamento dos professores necessários ao projeto, respeitando escrupulosamente a lista de ordenação final que resultou do “Concurso de Recrutamento de Técnicos de Atividade Física e Desportiva” (e que não foi objeto de qualquer reclamação por parte dos concorrentes) para a escolha dos respetivos horários de trabalho.
  7. A Tempo Livre é uma instituição de referência na promoção do desporto e da atividade física em Guimarães, com um trabalho de 20 anos que fala por si, estando dotada de excelentes profissionais, com reconhecida experiência na gestão deste tipo de projetos, pelo que não só está preparada, como muito empenhada, em assumir esta enorme responsabilidade. Para isso, terá de contar com profissionais competentes, motivados e igualmente empenhados, que sejam agentes de mudança na promoção da prática desportiva nas escolas e prestando um serviço de excelência à comunidade escolar.

        Com os melhores cumprimentos.
        Amadeu Portilha
        Presidente da Direção

Recorde-se que a comissão política concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Guimarães questionou o município, nomeadamente o presidente Domingos Bragança, sobre o processo de seleção das AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular).