Taipense comandou primeira força da GNR na Grécia
Taipense comandou primeira força da GNR na Grécia
Direitos Reservados
Segunda-feira, Fevereiro 13, 2017

A Capitão Ana Patrícia Cardoso Lopes foi a primeira mulher a comandar uma força da GNR a atuar no estrangeiro.

Natural de Caldas das Taipas, estudou na EB 2,3 e na secundária de Caldas das Taipas e viveu até aos 18 anos na Rua da Igreja Velha, de onde partiu para Lisboa. Aqui, como cadete, obteve a Licenciatura em Ciências Militares – GNR, na Academia Militar, entre 2000 e 2004. Entretanto concluiu a licenciatura em Psicologia na Universidade Autónoma de Lisboa e Mestrado em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica.

De 1 de abril a 16 de junho, esteve integrada na Operação Poseidon Sea 2016 sob a égide da FRONTEX (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira).

Ana Lopes participou na missão como oficial de ligação no Centro de Coordenação Internacional, em Piraeus (Grécia), e foi responsável pelas forças e operações da GNR em missão, tendo sob o seu comando uma força de 30 elementos. Durante o período que esteve na Grécia foram resgatadas mais de 600 pessoas do mar, sobretudo sírios, paquistaneses, afegãos, argelinos e iraquianos.


Leia na íntegra a entrevista com a Capitão Ana Patrícia Lopes na edição #248 do jornal Reflexo,
nas bancas durante o mês de Fevereiro.

LOCAIS DE VENDA
Caldas das Taipas Quiosque Jardim; Quiosque K de Revista; Café Nossa Senhora de Fátima; Posto de Abastecimento da BP; Posto de Abastecimento de Combustíveis do Intermarché
Cidade de Guimarães Tabacaria Marinho; Quiosque do Cantinho; Tabacaria Graciete; Tabacaria do Vale; Tabacaria Airosa; Tabacaria Bastos; Tabacaria dos Combatentes; Tabacaria Cuca; Quiosque das Escadinhas; Quiosque S. Mamede; Quiosque Monteiro
Sande (S. Martinho) Posto de Abastecimento da GALP
Ponte Casa Sãozinha; Ponto Cópias
Na loja online do jornal Reflexo.