PUB
Taipas – Vila Jardim
Segunda-feira, Setembro 17, 2018

Caro leitor, sem rodeios e em apologia de uma abertura total com os cidadãos, vos digo que Taipas Vila Jardim foi um dos principais desígnios do Partido Socialista durante a campanha eleitoral de 2017.

É certo que, por força da sua especificidade e complexidade, foi uma medida que não foi calendarizada, mas confesso-vos que dentro do Partido Socialista acreditávamos que nesta Primavera / Verão fossem já visíveis melhorias e que os nossos jardins já estivessem no nível que definimos como essencial para a nossa Vila Jardim. Mas a realidade é, infelizmente, bem diferente. Os nossos jardins, salvaguardando a Alameda Rosas Guimarães e a Avenida da República, com um tratamento que cumpre os mínimos exigidos, todos os outros jardins da Vila não se apresentam em condições que possam orgulhar os Taipenses e de cumprir o desígnio de Vila Jardim.

Chegamos ao ponto em que, em alguns locais da Vila, são já visíveis intervenções avulsas por parte da população. Não querendo aqui duvidar da boa intenção dos Taipenses, estas intervenções alteram aquilo que deve ser uma intervenção com critério e transversal a toda a Vila. A gravidade aqui, é que estas intervenções só acontecem porque as entidades públicas não cumprem na totalidade com as suas obrigações.

Este cenário é grave, mas mais grave ainda, e consequência deste esquecimento, é o estado de degradação a que a maioria dos jardins da Vila chegou. Os nossos jardins chegaram a um nível de degradação tal que vão necessitar de uma intervenção de larga escala altamente planificada, integrada e com grande critério, que deverá também abranger as nossas rotundas, o parque de lazer e a entrada da Vila junto à ponte sobre o Rio Ave.

Temos por isso a certeza que, para que esta intervenção seja, a curto/médio prazo uma realidade, precisará de uma dedicação forte da Junta de Freguesia e principalmente da Câmara Municipal de Guimarães. Aqui a Câmara Municipal de Guimarães deve ser sensível à especificidade de Caldas das Taipas, possuidora de uma área de jardim com características próprias, que fogem do padrão normal de outras freguesias.

Vamos então ao trabalho, com a esperançosa certeza de que, na próxima Primavera, quando a natureza começar a florir, irá florescer mais e melhor em Caldas das Taipas, aí sim, já uma Vila Jardim.