PUB
Taipas de bom verão
Quarta-feira, Setembro 25, 2019

Caro leitor,

Agora que já estamos na ponta final de férias e com quase todos de regresso ao trabalho, penso ser a altura ideal para falar sobre o trabalho feito na nossa Vila a nível cultural.

Com a já consolidada programação dos Banhos Velhos, que nos últimos dez anos tem sido em crescendo, com uma mescla de espetáculos para públicos diferentes e com uma programação que inclui desde artistas da terra a nomes mais conhecidos a nível nacional que fazem deslocar às Taipas pessoas que de outra forma não nos visitariam. Estamos perante um projeto que ganhou já o seu estatuto de nível nacional pela qualidade apresentada.

No seguimento de anos anteriores tivemos também a continuidade do programa “Excentricidade”, um programa cultural da Câmara Municipal de Guimarães, que se vai afirmando de ano para ano e que tem cada vez mais adesão do público. Este programa pretende descentralizar a cultura da sede do concelho para as freguesias e, na minha opinião, tem cumprido os seus propósitos e proporciona espetáculos de muita qualidade que, de outra forma, as freguesias não tinham condições de proporcionar.

Pelo segundo ano consecutivo tivemos o programa “Animação de Verão”, um programa da Junta de Freguesia de música, teatro e cinema, que pretende animar as praças da Vila nas noites tradicionalmente quentes, permitindo às pessoas assistir a espetáculos nas praças e jardins da Vila. Um programa que ainda está a dar os primeiros passos e que esperamos no futuro possa ser alargado a mais zonas da freguesia que pela sua centralidade e densidade populacional têm capacidade de receber alguns espetáculos.

Penso ser justo salientar aqui a coordenação de programação entre as três entidades (Câmara Municipal de Guimarães, Taipas Termal e Junta de Freguesia) permitindo assim ter espetáculos quase todos os fins de semana e, principalmente, evitando sobreposições.

Pelo meio tivemos ainda as festas da Vila e de São Pedro, que continuam em franco crescimento de ano para ano e que, mantendo a sua tradição de festas dos santos populares, não se inibe de inovar. O espetáculo infantil realizado na tarde de Sábado de São Pedro e “São Pedro não dorme” têm enorme potencial de crescimento e estão em franca afirmação!

Numa altura em que a Vila sofre um forte acréscimo de pessoas com o regresso dos nossos emigrantes e com a visita de muitos turistas foi bom viver (n)as Taipas nesta época!