PUB
Seis mil euros para a Citânia Viva e cinco mil para aniversário do GCR de Barco
Seis mil euros para a Citânia Viva e cinco mil para aniversário do GCR de Barco
Direitos Reservados
Segunda-feira, Maio 15, 2017

O evento Citânia Viva, levado a cabo pela Casa do Povo de Briteiros, vai receber seis mil euros. Já as comemorações do 41º aniversário do Grupo Cultural e Recreativo de Barco foram financiadas em cinco mil euros. Os apoios para as associações culturais do concelho foram aprovados na última reunião de Câmara.

 

Recorde-se que o Citânia Viva costuma realizar-se no mês de julho e é organizado pela Casa do Povo de Briteiros, com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento, e é uma recriação histórica que este ano vai para a sua 11.ª edição. Conta com um conjunto de números animados, que incluem mercado, treino de guerreiros, reunião do conselho de notáveis, cortejo ritual e um jantar castrejo.

Foram aprovados os apoios às instituições do concelho, por unanimidade. A autarquia vai disponibilizar 141.400 euros para 21 instituições. Os festivais que marcam a vida cultural da cidade estão em destaque: a 5.ª edição do Mucho Flow (da Associação Through Universe) recebe 10 mil euros, assim como o Guimarães Noc Noc (Associação Cultural Ó da Casa). A Associação Cultural Convívio foi contemplada com 10 mil euros para o Verão Guimarães Jazz 2017 e com 7.500 euros para o Suave Fest’17.