PUB
Eu sei do que precisamos… i9G
Quinta-feira, Março 15, 2018

Mais do que projetar, importa concretizar. Mas, afinal, o que precisamos para concretizar aquilo que projetamos.
Precisamos de um programa de capacitação de âmbito regional que potencie o desenvolvimento de um conjunto de competências críticas nas nossas empresas, ajudando-as a serem reconhecidas pela sua capacidade de identificarem e responderem eficaz e eficientemente, às oportunidades e ameaças existentes no seu ambiente organizacional.

Precisamos de um projeto composto por diferentes projetos de I&D (Investigação, Desenvolvimento & Inovação), para aprofundar e desenvolver áreas críticas e emergentes, que possam criar riqueza, capacitação científica e tecnológica nas empresas participantes neste projeto.

Precisamos de um projeto relevante para que as empresas de Guimarães continuem a investir em I&D, de forma a afirmar o concelho como uma região de produção de conhecimento, produtos, serviços e tecnologia “made in Portugal”.

Precisamos de aumentar e consolidar o volume das exportações, sendo um dos principais indicadores do desenvolvimento e capacitação da indústria em Guimarães.

Precisamos, também, de desenvolver urgentemente nas nossas empresas, processos ágeis, flexíveis e competitivos, que lhes permitam crescer e contribuir para uma economia mais competitiva.

Precisamos de aumentar a capacidade organizacional e de conhecimento das suas empresas, contribuindo para a criação de emprego altamente qualificado, que permita a atração e fixação de novos talentos na região.

Precisamos de dotar as empresas com um conjunto de competências críticas, que lhes permitirão o desenvolvimento de novos produtos e serviços, reforçando o valor para a economia nacional, ajudando-as a tornarem-se mais competitivas nos mercados internacionais.

Precisamos de ações de diagnóstico adequadas a todas as empresas, para a definição de ações programáticas e projetos concretos de I&D, sendo alargado a empresas emergentes (start-ups), no apoio à sua capacitação.

Precisamos de um projeto que permita o desenvolvimento e industrialização de novos produtos, processos e serviços, garantindo a rápida transposição de resultados de I&D para o mercado, dinamizando a economia nacional.

Precisamos de preparar o futuro, reconhecendo que economia enfrenta desafios emergentes de elevada complexidade, pois a competição por talentos está a colocar as empresas perante desafios que poderão colocar em causa a sua sustentabilidade.

Precisamos de agir, com um plano estratégico que permitirá às nossas organizações enfrentarem os novos desafios de forma estruturada e com o apoio de uma instituição de referência.

Eu sei do que precisamos… i9G

Precisamos de um projeto de inovação para a capacitação no setor industrial de Guimarães, já definido pelo Município. O projeto de inovação, idealizado para Guimarães, assentará numa ação conjunta entre o Poder Local, Empresários e Universidade do Minho (a instituição de referência). Sendo o setor industrial em Guimarães a atividade económica dominante, entendo que o desenvolvimento e capacitação do tecido industrial deve acumular o conhecimento científico, entrando aqui a Universidade do Minho como o grande centro de produção de conhecimento e, sempre, disponível em colaborar com a sociedade.

Precisamos, essencialmente, que o Governo seja capaz de reconhecer o empenho daqueles que trabalham em prol da qualificação dos recursos humanos, da inovação e investigação, do aumento da produtividade das empresas e consequente do crescente número de postos de trabalho.

Eu sei do que precisamos… i9G