Secundária das Taipas com as melhores classificações dos exames nacionais de 2018, em Guimarães
Secundária das Taipas com as melhores classificações dos exames nacionais de 2018, em Guimarães
Domingo, Fevereiro 17, 2019

A Escola Secundária de Caldas das Taipas surge com a melhor média das classificações dos exames nacionais realizados em 2018, ao nível do concelho, e tendo em conta as escolas que realizam mais de 50 exames.

Os rankings divulgados pela comunicação social a nível social evidenciam esta realidade. O jornal Público revela que em primeiro lugar surge a única secundária fora da cidade com uma média de classificações de 10,8, o que a coloca na 185ª posição a nível nacional, num total de 624 escolas; segue-se a Escola Secundária Martins Sarmento com uma média de 10,68 (212ª posição), a Francisco de Holanda com uma média de 10,31 (314ª posição) e a Santos Simões com uma média de 9,9 (404ª posição).

Se olharmos para o ranking apresentado pelo JN, a secundária da vila surge na 190ª posição a nível nacional, com uma média de 11,2, seguindo-se a Martins Sarmento, 11,05, a Francisco de Holanda, 10,88 e a Santos Simões, com 10,39 valores.

Estas diferenças nos rankings explicam-se pelos critérios que cada jornal aplica no tratamento dos dados. O JN e o Público utilizam os dados dos exames da 1ª fase dos alunos internos e tendo em conta oito disciplinas. A diferença é que o Público considera a disciplina de MACS e o JN coloca a disciplina de Economia A, para além de Português, Matemática, Físico-Química, Biologia-Geologia, História A, Geografia A e Filosofia.
No entanto, o destaque maior da secundária de Caldas das Taipas é a sua posição no ranking de percurso de sucesso. Trata-se de um posicionamento das escolas face ao contexto socioeconómico das escolas nacionais onde estão inseridas, onde entram, por exemplo, os apoios sociais e as habilitações dos pais, bem como o percurso dos alunos sem chumbos. Neste enquadramento, a escola das Taipas ocupa 43º lugar a nível nacional, bem acima da Santos Simões (215º), Francisco de Holanda (397º) e Martins Sarmento (435º lugar).

Escola Básica das Taipas com os resultados mais baixos dos exames do 9º ano, a nível concelhio
Nas dezasseis escolas do concelho de Guimarães com mais de 50 exames do 9º ano, a escola das Taipas ocupa o último lugar concelhio com uma média de 2,84, nos exames de Português e Matemática (284º lugar nacional em 1204 escolas). Em primeiro lugar concelhio, com uma média de 4,37, está a escola privada Colégio Nossa senhora da Conceição, 59ª posição a nível nacional, a primeira pública é a básica de Pevidém, com uma média de 3,56 (451ª posição a nível nacional). Por sua vez, a Escola Arqueólogo Mário Cardoso (Ponte), obteve uma média de 3,15 nos exames, ocupando a 277ª posição nacional, enquanto a Escola de Briteiros obteve uma média de 2,83 (665ª posição a nível nacional)

No entanto, será de destacar que a mesma básica das Taipas é a que surge melhor posicionada no ranking de percurso de sucesso, ou seja, alunos sem retenções no 7ª e 8º anos e que obtiveram positiva nesses exames nacionais, tendo ainda em atenção o contexto socioeconómico onde a escola está inserida. A básica das Taipas, de acordo com o jornal Público, está na 258ª posição, enquanto, por exemplo, Pevidém está na 451ª posição nacional, Arqueólogo Mário Cardoso, na 500ª posição e Briteiros, na 985ª posição.