PUB
Santuário de São Torcato elevado a Basílica por decisão tomada pelo Papa Francisco
Santuário de São Torcato elevado a Basílica por decisão tomada pelo Papa Francisco
DR
Quinta-feira, Fevereiro 27, 2020

O Santuário de São Torcato foi esta quinta-feira, precisamente dia de São Torcato, elevado a Basílica Menor por decisão do Papa Francisco. Um momento alto da inauguração da tradicional Feira dos 27.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença na cerimónia e referiu que esta distinção é “um orgulho para todos os vimaranenses e em especial para os torcatenses”, reforçando a ideia que a Basílica de São Torcato é “um centro da religiosidade não só de Guimarães como do país”.

Na visão do juiz da Irmandade de São Torcato, Paulo Novais, esta passagem a basílica trata-se de “um sonho de séculos tornado realidade”. A construção do santuário, em granito, iniciou-se em 1825, sendo que as obras terminaram apenas em 2015. No interior da igreja encontra-se o corpo incorrupto de São Torcato.

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, considera que a “responsabilidade aumentará”, projetando novos desafios para a Irmandade de São Torcato. “O título de Basílica deve intensificar o vínculo particular com Roma e o Santo Padre e fazer com que esta igreja se torne o exemplo da ação pastoral e ação litúrgica”, disse.

No seu discurso, Paulo Novais deu conta de que há “um longo caminho a percorrer” pela Irmandade de São Torcato, na medida em que “este não é o ponto de chegada mas o ponto de partida para mais um conjunto de iniciativas”.

Em curso está já a preparação do registo da Romaria Grande de S. Torcato, em parceria com a Casa da Memória e a Oficina, para colocar este certame no mapa das grandes romarias.