PUB
Rotary apoia causas solidárias internacionais
Rotary apoia causas solidárias internacionais
Sábado, Novembro 23, 2019

760 302 013 é o número de uma chamada telefónica (custa 0,60 cêntimos +IVA), que equivale a três vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil). Trata-se de uma campanha desenvolvida pela Rotary Foundation e conta ainda com o apoio da Bill e Melinda Gates Foundation.

Esta foi uma das mensagens que José Luís Carvalhido da Ponte fez questão de reforçar na sua passagem, enquanto Governador, na sessão festiva do clube rotário de Caldas das Taipas, do dia 21 de novembro.

A erradicação da poliomielite é uma das lutas que os rotários travam e que se traduziu na passagem de cerca de 350 mil casos, em 125 países, para três dezenas, no Afeganistão e Paquistão. A fundação de Bill Gates associou-se a esta campanha da erradicação desta doença e oferece dois dólares por cada um angariado pelos rotários de todo o mundo.

José Carvalhido da Ponte apresentou ainda o projeto que o Rotary de Viana do Castelo tem vindo a desenvolver em Cacheu (Guiné-Bissau). Depois do sucesso que foi a implementação de uma maternidade, que tem contribuído decisivamente para a quebra da taxa de mortalidade infantil na região, bem como as intervenções na luta contra a cegueira evitável e a captação de água potável, o grande projeto é pôr em funcionamento um jardim de infância em Cacheu. O Governador do Distrito 1970 avançou com um custo a rondar os 100 mil euros para o Girassol, nome dado ao equipamento que se prevê sustentável e servirá cerca de 100 crianças.

A sessão festiva do Rotary Clube de Caldas das Taipas contou com mais de uma dezena de clubes da região, bem como representantes de várias associações e instituições da vila. Por parte da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença Sofia Ferreira.

A atual presidente do clube rotário taipense, Sílvia Alves, deu conta que durante o dia os rotários apresentaram cumprimentos à Junta de Freguesia e visitaram a empresa Cristema. Destacou o trabalho rotário desenvolvido nos últimos meses e projetou o muito que ainda terá de ser feito nos projetos que estão envolvidos.