PUB
Rita Lopes vice-campeã nacional de triatlo cross
Rita Lopes vice-campeã nacional de triatlo cross
DR
Quinta-feira, Agosto 24, 2017

Rita Lopes, apesar de ter registado os melhores parciais de natação e de corrida, não conseguiu aguentar a pressão da atleta Filipa Gonçalves, no segmento do ciclismo. Esta atleta do Núcleo do Sporting da Golegã viria a vencer com o tempo de 02:06:57h.

Rita Lopes, apesar de ter dado o seu máximo, reconheceu que a adversária esteve mais forte no segmento do BTT, o que se viria a revelar decisivo na atribuição deste título.

Este segundo lugar acabaria por dar o título de campeã nacional sub23 de triatlo cross à atleta taipense, que representa o Sporting Clube de Espinho: “Para mim esta prova foi muito exigente, comecei bem na natação, saindo em 1ª da água, mas aos 16km de BTT perdi a liderança. Tentei de tudo para disputar este título absoluto, mas a adversária foi mais forte que eu. Contudo, acrescentei mais um título nacional no meu escalão ao meu palmarés e anda por cima, este é o primeiro nesta vertente do triatlo”.
O terceiro lugar do pódio foi ocupado pela atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras, Marisa João.

No dia seguinte, 20 de agosto, foi a vez do Nacional de Duatlo Cross, que se realizou também em Penafiel, e onde a prova era constituída por 5km de corrida, seguidos de 24,5km de BTT e terminava com 2,5km de corrida.

Realizar duas provas num mesmo fim de semana nunca é fácil, sendo dois campeonatos nacionais ainda mais árdua era a tarefa. Rita Lopes, depois de ter feito uma prova tão exigente como a do dia anterior, abordou este duatlo de forma diferente: “Corri mais controlada de início, mas quando cheguei ao BTT as pernas não reagiram, o que me fez descer de segundo lugar para quinto lugar na geral absoluta feminina. No entanto, consegui garantir o título de campeã nacional de sub23”.