PUB
Rita Lopes continua com senda vitoriosa
Rita Lopes continua com senda vitoriosa
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Julho 27, 2017

Rita Lopes vence o Campeonato Regional Norte Individual de distância Olímpica, na vertente estrada, e Campeonato Regional Norte distância Olímpica, na vertente todo o terreno ou cross.

A primeira prova realizou-se a 9 de julho, em Entre os Rios, onde a atleta taipense arrecadou o título de Campeã Regional Norte de Triatlo Olímpico Absoluta e Sub23. Esta prova na distância olímpica (1,5km natação + 40km ciclismo + 10km atletismo) denominada por Rios Ibéricos, faz parte do Circuito Olympic Challenge, que Rita Lopes lidera depois de realizadas duas etapas.

Será de referir que o pai da atleta, Joaquim Carlos Lopes, nesta mesma prova, obteve o 3º lugar no pódio de veteranos II e o 19º lugar na geral absoluta. Na semana seguinte, a 15 de julho, deslocou-se até Ribeira de Ovar para mais um duatlo BTT, onde conquistou um excelente 2º lugar absoluto e o 1º lugar entre os Veteranos II.

Regressando a Rita Lopes, a 23 de julho, em Pretaroura, Lamego, viria a sagrar-se vencedora absoluta da prova feminina e em sub23, numa prova que contou para o Campeonato Regional Norte distância Olímpica, na vertente todo o terreno ou Cross (1km natação, 23km de BTT e 8km de corrida).
Tratou-se de uma prova marcada pelo calor e pela dureza do percurso de BTT, que, apesar de não ser tecnicamente exigente, se tornou muito desgastante, como referiu Rita Lopes: “Foi uma prova muito competitiva que se enquadrou no plano de treinos para a fase muito importante desta época desportiva que se aproxima, mas é sempre importante acrescentar títulos regionais ao meu curriculum. A parte da natação foi feita sem dificuldade, no BTT, controlei sem correr riscos, na corrida, impus um ritmo rápido e, no final, ficou a satisfação e a sensação de dever cumprido”.

Joaquim Lopes, nesta mesma prova inserida no Circuito Olimpic Challege, sagrou-se campeão em Veteranos II. No final, o atleta mostrou a sua satisfação: “Trazia elevadas expectativas para esta prova, por ser Triatlo Cross, e na verdade consegui estar nas três modalidades, nas minhas melhores previsões, conseguindo vencer no meu grupo etário”. De acrescentar que, com este resultado, Joaquim Lopes passou a entrar nas contas para o Top 10 absoluto no Norte.