PUB
Ricardo Costa pretende impugnar decisão da COC da Federação distrital do PS
Ricardo Costa pretende impugnar decisão da COC da Federação distrital do PS
DR
Quarta-feira, Março 11, 2020

A candidatura de Ricardo Costa apresentou um pedido de impugnação da decisão da Comissão Organizadora do Congresso (COC) da Federação de Braga do Partido Socialista por discordância sobre a proporcionalidade do número de delegados de cada um dos concelhos do distrito.

No entender do candidato vimaranense este organismo “tomou uma decisão contrária ao que está definido nos Estatutos do PS uma vez que não considerou o número de militantes de cada uma das Concelhias para a definição dos delegados”, referindo mesmo que a Comissão Organizadora do Congresso “é constituída por apoiantes declarados de Joaquim Barreto”.

A candidatura de Ricardo Costa dá exemplos daquilo a que considera estas assimetrias, revelando que Guimarães deveria eleger 81 delegados, mas só elegeu 59, assim como Barcelos deveria eleger 125 delegados, mas elege apenas 63. Em sentido inverso, Cabeceiras de Basto, de onde é natural Joaquim Barreto, oponente de Ricardo Costa, regista-se a eleição de 38 delegados e não 32 que deveriam ser eleitos.

Face a estes pressupostos, Ricardo Costa solicita que “os órgãos jurisdicionais nacionais possam analisar em tempo útil o pedido de impugnação relativo à fraude votada na Comissão Organizadora do Congresso”.

“Com esta artimanha matemática, o camarada Joaquim Barreto consegue o que se pensava não existir desde o 25 de Abril. Esta é apenas mais uma situação que revela uma certa prática política que a nossa candidatura se propõe combater. Não é assim que se faz política democrática”, refere Ricardo Costa.

As eleições federativas do PS foram adiadas por razões de saúde pública, devido à propagação o Covid-19.