PUB
Reunião de câmara aprova apoios superiores a meio milhão de euros para as Taipas
Reunião de câmara aprova apoios superiores a meio milhão de euros para as Taipas
Bruno José Ferreira
Segunda-feira, Fevereiro 10, 2020

A reunião de câmara desta segunda-feira revestiu-se de particular interesse para Caldas das Taipas, uma vez que foram aprovados diversos apoios que, na sua globalidade, ascendem a meio milhão de euros.

545.126,33 é o valor total de subsídios e apoios que foram votados favoravelmente. O primeiro, referente ao ponto onze da ordem de trabalhos, atribuiu 15 mil euros à Junta de Freguesia de Caldelas, para o projeto “Este lugar não é para velhos: espaço convívio sénior”.

No ponto seguinte da reunião, o ponto doze, foi também aprovada por unanimidade a atribuição de um subsídio para a requalificação do antigo mercado no valor de 60 mil euros, uma contribuição para uma obra que no total está orçada em 195.808,82 euros.

A maior fatia destes apoios vai para a Cooperativa Taipas Turitermas, cujo valor a ser pago em dez prestações é superior a 340 mil euros.  A justificação do estabelecimento deste contrato programa é a intenção de manter a “prática de preços sociais” aos utilizadores da Taipas Termal, mas, ao mesmo tempo fazer com que a instituição seja capaz de “cobrir os défices de exploração dessas mesmas atividades”, pode ler-se ma proposta da Câmara Municipal de Guimarães.

Outro valor considerável destes apoios está destinado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, um apoio habitual, que este ano se cifra em praticamente 120 mil euros.

Por último, há ainda verbas para a organização das Festas de São Pedro no valor de 7500 euros e para a Organização Carnavalesca Taipense no valor de 1500 euros.

APOIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES

VALOR

Este lugar não é para velhos

15.000 euros

Obras antigo mercado

60.000 euros

Contrato programa Taipas Turitermas

341.766,83 euros

Apoio Associação Humanitária Bombeiros das Taipas

119.359,50 euros

São Pedro

7.500 euros

Organização Carnavalesca Taipense

1.500 euros

TOTAL

545.126,33 EUROS