PUB
Recomeçar
Sábado, Setembro 19, 2020

Caro leitor,

O mês de Setembro é sempre um mês de muitos recomeços e de organização da nossa vida familiar, onde temos de conjugar a nossa vida profissional com os afazeres dos nossos filhos, que entre escola, atividades extra curriculares e desporto não são nada poucas! O mês de Setembro será o nosso guia para o resto do ano letivo.

Mas este início de ano e o regresso à escola reveste-se ainda de maior preocupação para os pais devido a esta pandemia que teima em não nos largar. Ora sobem os números, ora descem, ora sobem no Sul, ora sobem no Norte, e isso já percebemos, esta pandemia não faz qualquer distinção entre novos e velhos, entre homens e mulheres ou entre Norte e Sul. Apanha quem lhe aparece à frente.

Centrando o tema no que mais interessa agora, o regresso das nossas crianças à escola, devo dizer que devemos estar cautelosos, mas não preocupados. Explico então, por partes, a minha opinião:

As crianças tiveram tempo para perceber os cuidados que devem ter com esta pandemia. Desde Março que tiveram de, rapidamente, perceber que era grave e sentiram isso com o isolamento que tiveram de sofrer. Criaram regras e métodos que lhe serão úteis neste regresso à escola.

Os professores e funcionários estarão preparados para lhes explicar devidamente o novo funcionamento da escola e as atitudes a ter em cada caso e serão rigorosos nas ações a tomar em cada situação.

As escolas estão a preparar-se, fisicamente e a nível organizacional para receber as nossas crianças e proporcionar o ensino e, principalmente, o convívio que eles tanto necessitam. Terão certamente de ter os planos A, B, C ou até D mas saberão aplicar o melhor deles em cada situação.

E nós aqui, no Agrupamento de Escolas das Taipas e na Escola Secundária das Taipas já tivemos provas dadas durante o período de confinamento da capacidade dos seus responsáveis, dos seus professores e dos seus profissionais que nos permitem encarar este ano letivo, que será atípico, de uma forma calma e confiante de que as nossas crianças estarão em segurança.

Todos os cuidados serão necessários mas sou da opinião que poderemos enfrentar este “novo normal” na escola e nas outras atividades que as nossas crianças têm, e que agora recomeçam, com serenidade.

Vai correr tudo bem!