Rally de Portugal sai para estrada este fim-de-semana
Rally de Portugal sai para estrada este fim-de-semana
© Direitos Reservados
Quarta-feira, Maio 16, 2018

O Rally de Portugal acontece nos próximos dias até domingo. Alguns dos carros em prova desfilarão esta quinta-feira 17, pelas ruas da cidade de Guimarães. O taipense Manuel Castro estará em prova, desejando-se melhor sorte do que em 2017.

A partida do primeiro carro está prevista para as 18.10h desta quinta-feira, 17 de maio, no Campo de São Mamede. Serão 88 automóveis que irão desfilar por um circuito na cidade, percorrendo alguns dos seus pontos mais emblemáticos.

Será desta forma que será dada a partida, ainda que de uma forma ainda cerimonial do rali de Portugal desde a cidade-berço, prova a contar para o campeonato do mundo de ralis.

Este será um dos momentos em que o rali mais estará perto do público e a partir das 17.25h decorrerá mesmo uma sessão de autógrafos no campo de S. Mamede, numa tenda que estará montada para esse efeito.

A organização indica que as zonas destinadas aos espetadores estão assinaladas a verde, todas as outras áreas são de acesso interdito. Através do website oficial da prova, são disponibilizados guias práticos sobre os locais onde se poderá assistir ao rali em segurança.

WRC Vodafone Rally de Portugal decorrerá de 17 a 20 de maio, sendo a sexta prova do campeonato do mundo, depois de ter passado pela Argentina.

A primeira prova a contar para a competição está agendada para minutos depois das 19 horas do dia 17, para a Super Especial de Lousada, um troço com uma extensão de 3,36 Km.

A prova tem ao todo 20 especiais, que se correm sempre a norte do país. O destaque irá para o último dia, domingo 20, altura em que se disputam as míticas provas em Fafe, onde de resto acontecerá a cerimónia de pódio, prevista para as 15.45h.

Manuel Castro entre os inscritos na prova

Na lista dos 130 inscritos no WRC Vodafone Rally de Portugal estará o piloto taipense Manuel Castro, a correr com Luís Costa no Hyundai i20 R5. Manuel Castro correrá com o apoio da sua equipa – a Racing 4 You.

Após o incidente que o afastou da prova do ano passado, Manuel Castro mantém presente “o pesadelo”, mas diz-se determinado para a prova que tem pela frente. O objetivo está demarcado e é terminar no top 5 do Campeonato Nacional de Ralis.

Nesta altura, a classificação geral do Campeonato do Mundo de Ralis é comandado pelo piloto francês Sébastien Ogier (Ford), seguido por Thierry Neuville (Hyundai) e em terceiro por Ott Tanak (Toyota), considerado o piloto mais rápido tendo vendido 27 especiais, das seis provas.

Direção da prova apostada em minimizar impactos no ambiente

Rally de Portugal foi certificado com o nível máximo de certificação ambiental pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), com o título Achievement of Excellence.

A organização da prova, entregue ao Automóvel Clube de Portugal (ACP) está por isso apostada na minimização dos efeitos adversos que a prova poderá ter no meio ambiente, estando para isso articulada com a Agência Portuguesa do Ambiente.

Alterações ao trânsito na cidade de Guimarães devido ao Rally de Portugal

Devido à passagem dos 88 carros do rali de Portugal pela cidade de Guimarães, serão feitos alguns ajustes na organização do trânsito automóvel, condicionando a sua normal circulação.

A circulação será assim limitada nos arruamento junto ao Campo de S. Mamede a à zona envolvente ao Castelo de Guimarães.

Durante a passagem dos carros, será ainda condicionado o acesso automóvel a partir dos seguintes arruamentos: Rua Paio Galvão, Alameda de S. Dâmaso, Avenida Alberto Sampaio, Rua Agostinho Barbosa e Rua Serpa Pinto.