PUB
Queda de árvore nas Caldas das Taipas danifica veículo na via pública
Domingo, Dezembro 10, 2017

Durante a tarde de domingo, uma árvore foi derrubada pelas fortes rajadas de vento que se fizeram sentir. A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para a possibilidade de queda de ramos e de árvores na via pública. O alerta vermelho está ativo para os próximos dias.

Várias ocorrências foram registadas durante a tarde de domingo, diretamente relacionadas com a tempestade Ana que está a afetar a região. No concelho de Guimarães, a Autoridade Nacional de Proteção Civil regista vários episódios de quedas de árvores ou de estruturas e inundações.

Uma dessas ocorrências ocorreu nas Caldas das Taipas, com a queda de uma árvore na Alameda Rosas Guimarães, junto ao parque de lazer. De acordo com os Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, uma viatura que se encontrava ali estacionada foi danificada.

A corporação taipense encontra-se de prevenção, com um piquete reforçado de dez elementos. Para as próximas horas o tempo irá manter-se instável, tendo o Instituto do Mar e da Atmosfera emitido um alerta vermelho para quase todos os distritos a norte do Rio Mondego.

A tempestade Ana tem afetado o noroeste da Península Ibérica desde o início do dia de domingo, 10 de dezembro. Prevê-se que os efeitos da tempestade sejam mais notados até às primeiras horas do dia de segunda-feira 11, com ventos fortes e precipitação persistente.

Derivado das condições meteorológicas adversas, a Autoridade Nacionald e Proteção Civil aconselha que a população proceda a fixação de estruturas móveis. Na estrada, os condutores deverão adotar uma condução defensiva, procurando evitar zonas inundadas.

A ANPC pede especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, mantendo-se atentos à possibilidade de queda de ramos e árvores em virtude de vento forte.