PUB
Público e indústria musical juntam-se em Guimarães para edição de 2018 do Westway Lab
Público e indústria musical juntam-se em Guimarães para edição de 2018 do Westway Lab
© André Tentugal
Segunda-feira, Abril 9, 2018

Festival tem a sua parte mais visível no decorrer da semana, de 11 a 14 de abril. Serão 28 concertos no total, que farão fervilhar a cidade em torno da criação e da música. O Westway Lab congrega criação, reflexão e apresentação ao longo de todo o programa.

O Westway Lab chega à semana em que se mostra ao público depois de uma semana de recolhimento e trabalho criativo por parte de músicos, que se encontram em regime de residência artística, no Centro de Criação de Candoso. São oito projetos com origens geográficas distintas, que são desafiados pela direção do festival a criar em conjunto trabalho original.

Esse trabalho é também a primeira demonstração pública do Westway Lab com os showcases a acontecerem em duas noites – 11 e 12 de abril, no café-concerto do Centro Cultural Vila Flor (ver quadro com o programa). No final de cada noite, após a apresentação do trabalho resultante das residências, atuam Dope Calypso e Bowrain, na quarta e quinta-feira, respetivamente.

Da edição descrita pelos promotores como a “maior e mais ambiciosa edição”, o Westway Lab terá no seu programa um total de 28 concertos, em vários formatos, desde os já referidos showcases, que abrem o programa de apresentações, passando pela reedição dos city showcases em quatro espaços comerciais da cidade, culminando sempre no Centro Cultural Vila Flor.

Há uma presença destacada da Áustria, que é o país convidado na edição de 2018 do Westway Lab. Está inclusivamente agendada uma receção na sexta-feira, dia 13 de abril, numa sessão que decorrerá no Paço dos Duques de Bragança. De saliantar ainda que esta interação entre os dois países acontece nos dois sentidos, com Portugal a estar representado no
Waves Vienna 2018 – uma espécie de festival congénere, que decorre em setembro.

Ainda de referir a participação da associação WHY Portugal no Westway Lab. Esta instituição tem tido o trabalho de promoção dos artistas portugueses fora de portas. Serão apresentados quatro projetos portugueses: Moonshiners, Isaura, OMIRI e Stereossauro, numa ação de promoção junto de representantes internacionais que estarão na cidade durante toda a semana.

A criação própria tem sido uma das marcas do Westway Lab, desde logo através das residências artisticas, onde músicos se conhecem e são desafiados a criar em conjunto. Das parcerias feitas durante as edições anteriores, há vários exemplos de artistas que se juntaram em Candoso e que voltaram a colaborar no seu percurso além Westway Lab. Este ano é dado um passo à frente, com o festival a comissariar um novo projeto – os Lobos de Barro, que junta os compositores Valter Lobo e André Barros. O trabalho daqui resultante será registado e dará origem a uma edição própria.

O festival tem disponíveis dois tipos de passes, em número limitado, que dão acesso aos concertos do dia 14 de abril: Westway LAB Total (acesso a todos os concertos, até à lotação das salas, por ordem de entrada) por 12 euros e Westway LAB Stage (acesso aos concertos Leyya + Manel Cruz e gratuitos, até à lotação das salas, por ordem de entrada), pelo valor de 7,5 euros.

DiaHoraO QuêOnde
QUA 1118:30hTalksCor de Tangerina
21:45hShowcases
Cari Cari (AT) + O Gajo (PT)
Ana (PT) + Perkin Sisters (FR)
Dope Calypso (HU)
CCVF Café Concerto
QUI 1218:30hTalksTio Júlio
21:45hShowcases
Vita (US) + :papercutz (PT)
Laure Briard (FR) + Mister Roland (PT)
Bowrain (SVN)
CCVF Café Concerto
SEX 1317:00hWHY Portugal Stage
Stereosauro (PT)
Isaura (PT)
Omiri (PT)
Moonshiners (PT)
CIAJG Black Box
21:45hCari Cari (AT)CCVF Café Concerto
22:30hAvec (AT)CCVF Grande Auditório
23:45hLobos de Barro (PT)CCVF Pequeno Auditório
00:00hMolly (AT)CCVF Grande Auditório
00:45hMOTSA (AT)CCVF Café Concerto
SAB 1415:00hGobi Bear (PT)Convívio
15:30hDaily Misconceptions (PT)Bar da Ramada
16:00hNery CAAA
16:30hJoana Guerra (PT)All Guimarães
17:00hMathilda (PT)Convívio
17:30hElizabete Balcus (LV)Bar da Ramada
18:00hTime For T (PT)CAAA
18:30hVita and the Woolf (US)All Guimarães
21:45hDear Telephone (PT)CCVF Pequeno Auditório
22:30hLeyya (AT)CCVF Grande Auditório
23:15hToulouse (PT)CCVF Pequeno Auditório
24:00hManel Cruz (PT)CCVF Grande Auditório
24:00hStereociti (JP)CCVF Café Concerto