PUB
PSD pede compromisso ao governo para avançar com a Via do Ave
PSD pede compromisso ao governo para avançar com a Via do Ave
Google
Sexta-feira, Janeiro 8, 2021

O Partido Social Democrata (PSD), nomeadamente os deputados eleitos pelo distrito de Braga, desafiaram o governo a concretizar a Via do Ave, fazendo a ligação entre Guimarães e Vieira do Minho, com passagem pela Póvoa de Lanhoso a partir do AvePark.

Os referidos deputados questionam esta quinta-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação, frisando que através desta via seria possível que “a região mais a Norte do distrito de Braga e as suas empresas, bem como a rica oferta turística, nomeadamente o Gerês ficassem, também, mais perto do acesso à autoestrada”.

“Podem os autarcas daqueles territórios contar com o compromisso do Governo no sentido de através do recurso às verbas comunitárias, que irão ficar à disposição de Portugal, e/ou através do Programa de Recuperação e Resiliência que o eixo rodoviário Guimarães – Póvoa de Lanhoso – Vieira do Minho supra identificada, será concretizado?”, foi a questão colocada pelo PSD.

Esta força política considera o projeto como “supramunicipal e estruturante para os referidos territórios, sendo que os municípios não o podem fazer sem o apoio claro de fundos nacionais ou europeus, em sede do debate do Orçamento do Estado para 2021”. Até ao momento ainda não foi obtida qualquer reposta.