PUB
Protocolo entre instituições cria alojamento para 22 universitários
Protocolo entre instituições cria alojamento para 22 universitários
© Direitos Reservados
Quarta-feira, Outubro 17, 2018

Com o intuito de contribuir para a resolução da falta de alojamento para estudantes universitários na cidade de Guimarães, foi celebrado um protocolo entre os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) e o Centro Juvenil de São José (CJSJ).

O protocolo entre as duas entidades foi assinado durante a manhã de terça-feira, 16 de outubro, e prevê a criação de alojamento para 22 estudantes no Hostel Oficinas de São José. Este acordo surge enquadrado no projeto “Guimarães Anfitriã” lançado pelo município, com o objetivo de criar uma plataforma entre as necessidades de alojamento universitário e a oferta desse tipo de alojamento.

Adelina Pinto, vereadora municipal para a educação referiu, na cerimónia de assinatura do protocolo, que a Câmara Municipal está a trabalhar juntamente com a Universidade do Minho no sentido de colmatar a dificuldade que os estudantes universitários têm em conseguir alojamento. A vice-presidente da Câmara Municipal referiu ainda que esta deverá ser uma área em que o setor privado poderá ter iniciativa.

De momento, estarão a ser estudadas soluções que passarão, nomeadamente, pela requalificação da antiga Escola de Santa Luzia, aproveitando uma linha de financiamento que será aberta pelo governo. A vereadora adiantou ainda que o município pondera a instalação de uma nova residência no Monte do Cavalinho, caso o município adquira estes terrenos e se a Universidade encontrar linhas de financiamento.