Proteção Civil reforça alertas de perigo de incêndios rurais
Proteção Civil reforça alertas de perigo de incêndios rurais
Paulo Dumas
Quarta-feira, Setembro 4, 2019

Alerta vermelho para incêndios rurais vigora até ao próximo domingo. As temperaturas deverão manter-se elevadas, com baixos níveis de humidade e vento de moderado a forte.

Com base nas previsões na meteorologia para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), elevou os níveis de alerta de risco de incêndios rurais. Nos próximos dias as temperaturas deverão manter-se elevadas, com máximas a passar os 30ºC.

Como agravante, o vento poderá ser moderado e forte e os níveis de humidade relativa do ar deverá permanecer baixa em todo o território, exceptuando a faixa litoral. Estas condições deverão manter-se até domingo, o que justifica o alerta especial até domingo, 8 de setembro.

No concelho de Guimarães, assim como no território do concelho de Braga, o nível de alerta do Instituto Português da Mar e da Atmosfera (IPMA) irá menter a classificação de risco de incêndio no nível laranja (risco elevado) até domingo.

Recorde-se que durante o período crítico, que decorre até 30 de setembro, é proibido efetuar queimas e queimadas, utilizar fogareiros na proximidade de área rurais e que é expressamente proibido fazer qualquer tipo de lume, lançar foguetes, entre outras medidas de prevenção.

A ANEPC retomou o envio e mensagens SMS como forma de informar a população acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais. O alerta vermelho coloca num nível de prontidão e de mobilização máximos as estruturas, forças e unidades de proteção e socorro.