Proteção Civil mantém alerta de risco elevado de incêndio
Proteção Civil mantém alerta de risco elevado de incêndio
Sábado, Agosto 4, 2018

O risco de incêndio será máximo no Algarve e muito elevados nas regiões do interior de Portugal Continental. Os distritos de Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real encontram-se em Alerta Laranja.

Face às condições meteorológicas extraordinárias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) renovou ao final da tarde de ontem o alerta que já tinha emitido durante a semana, com base em novas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre o estado do tempo.

De acordo com aquela autoridade, nas próximas 48 horas, irão manter-se as condições de “elevada severidade meteorológica para o risco de incêndio”. Além do baixo índice de humidade, haverá agora o vento que deverá ter predominância do quadrante Norte.

As temperaturas deverão manter-se elevadas, acima dos 35ºC na generalidade do território de Portugal Continental. A instabilidade atmosférica, também prevista para os próximos dias, poderá ser propícia à ocorrência de trovoadas.

A ANPC recomenda ainda a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndios rurais, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.