Projeto “EcoPontas e Papa-Chicletes” distinguido no Green Project Awards
Projeto “EcoPontas e Papa-Chicletes” distinguido no Green Project Awards
DR
Segunda-feira, Janeiro 23, 2017

Guimarães, com três distinções em quatro projetos finalistas, foi o município português com maior reconhecimento público na cerimónia de entrega dos “Green Project Awards” (GPA), que decorreu a 23 de janeiro, na Fundação Serralves, no Porto.

Desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, o projeto “EcoPontas e Papa-Chicletes – Redução e Valorização de Resíduos” conquistou o prémio “Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde”. Este novo mobiliário urbano de carácter ambiental tem permitido a redução da acumulação dos resíduos de pontas de cigarro e pastilhas elásticas pelas ruas da cidade.

Na categoria “Cidades Sustentáveis”, Guimarães conquistou uma menção honrosa com o projeto que levou à construção das bacias de retenção que contribuíram para terminar com as inundações na zona baixa da cidade. Já na categoria “Gestão Eficiente de Recursos”, também com uma menção honrosa, Guimarães viu reconhecido o projeto Pay As You Throw (PAYT), implementado no Centro Histórico, numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, a VITRUS e a Resinorte e que tem aumentado a recolha de resíduos valorizáveis e a diminuição dos resíduos indiferenciados.

Finalmente, na categoria “Iniciativa de Mobilização”, o município viu reconhecido o trabalho realizado com a nomeação como projeto finalista do Programa Ambiental PEGADAS, que tem contribuído para a educação e sensibilização ambiental junto de todas as escolas do concelho.

Recorde-se, também, que a Horta Pedagógica de Guimarães já havia sido finalista na edição do ano passado na categoria “Consumo Sustentável”.