PUB
Projeto do fecho da Circular Urbana da cidade até ao final do mandato
Projeto do fecho da Circular Urbana da cidade até ao final do mandato
Alfredo Oliveira
Quinta-feira, Setembro 6, 2018

Domingos Bragança, no final da reunião do executivo desta quinta-feira, 6 de setembro, fez saber que a definição dos canais físicos de ligação entre a zona da Estação da CP e a Academia de Ginástica e entre a Rotunda de Pinheiro (na saída sul da A7) e Mesão Frio, esta última que fechará a Circular Urbana, serão definidos através de estudos preliminares.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães afirmou que não avançará “para a escolha dos traçados destas duas importantes obras sem que sejam efetuados os estudos preliminares necessários à melhor tomada de decisão, e sem que sejam realizados os imprescindíveis estudos de impacte ambiental”.

Domingos Bragança referiu ainda que a construção da ligação entre a zona da Estação da CP e a Academia de Ginástica não colocará em causa a Ecovia, privilegiando uma solução que possa andar “em paralelo com a Ecovia, com uma zona de separação arbórea, que possa evidenciar e valorizar ainda mais o património natural aí existente”.

O líder do executivo considera que estas intervenções “são complexas”, pois, como acrescentou, “envolvem áreas urbanas que terão que ser adquiridas pela autarquia”. Apesar destas dificuldades, aponta para o final do mandato a conclusão dos projetos, para depois se avançar para a sua execução.
Domingos Bragança avançou ainda que, caso se avance para a aquisição do terreno do Monte Cavalinho, será possível a execução de uma ligação entre a rotunda da Avenida D. João IV e a Rua António da Costa Guimarães (junto à antiga passagem de nível).