PUB
Projeto desenvolvido na UMinho vence prémio internacional de inovação
Projeto desenvolvido na UMinho vence prémio internacional de inovação
© Direitos Reservados
Quarta-feira, Novembro 20, 2019

Trabalho desenvolvido por investigadora da Universidade do Minho visa contribuir para a evolução da condução autónoma e venceu Altice International Innovation Awards

Inês Rito Lima, mestre em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho (UMinho) e investigadora na área de Software e Sistemas de Snformação do DTx – Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, é uma das vencedoras da 3ª edição dos Altice International Innovation Awards (AIIA), na categoria Academia, com o projeto “Neural Motor Behaviour in Extreme Driving”.

O projeto visa contribuir para a evolução da condução autónoma, explorando o cruzamento e a análise da informação recolhida sobre as reações neurocognitivas e neuromotoras, com o objetivo de avaliar e prever o desempenho otimizado do ser humano em condições extremas de condução.

Com recurso eletroencefalogramas, sistemas de monitorização do olhar e acelerómetros e giroscópios que acompanham movimentos dos membros, a investigadora minhota extraiu os dados da atividade cerebral e das reações que um condutor assume durante a condução. O projeto teve por base a extração de dados de Lucas Di Grassi, piloto de Formula E (a equivalente à Formula 1 com carros elétricos), enquanto conduzia um carro em condições consideradas complexas ou de extrema dificuldade.

Os Altice International Innovation Awards, maior prémio pecuniário atribuído em Portugal na área da inovação, têm como objetivo promover o talento tecnológico, a engenharia e o empreendedorismo desenvolvidos em Portugal e em França, países onde a empresa atua.