PUB
Programa da Vila Natal já é conhecido
Programa da Vila Natal já é conhecido
Domingo, Dezembro 8, 2019

Foi apresentado na tarde desta sexta-feira, 6 de dezembro, o programa completo da Vila Natal, iniciativa que se realizará na vila das Taipas de 13 a 24 de dezembro.

A principal novidade deste ano está no local da realização do evento que se transferiu da Praça Dr. João Antunes Guimarães para o jardim público, junto ao Coreto, na Avenida da República. Uma mudança, segundo David Silva, presidente da Comissão de Festas Dar Vida à Vila, para salvaguardar a segurança dos visitantes, sobretudo das crianças que, no novo local, podem movimentar-se mais à vontade e em maior segurança.

Da programação constam mais de 50 momento de animação, com destaque para aquelas que a organização considera ser as de maior destaque: no dia 13, a Abertura da Vila Natal, pelas 17.30 horas, com o acender de luzes de Natal e atuações de coros dos alunos das Escolas Básicas do Pinheiral e Charneca e ainda com a atuação dos Taibombar; para dia 14 (16 horas) está agendada a chegada do Pai Natal; no dia seguinte, também da parte da tarde, há prova do Bolo Rei gigante; na noite de 21 de dezembro, o Centro Pastoral das Taipas recebe o Concerto de Natal (5 euros) promovido pela Academia de Musica Fernando Matos, Grupo Coral de Caldas das Taipas, Grupo Coral de S. Lourenço de Sande, Coro Capella Jubilemus de Ponte, Grupo Coral Amanhecer, Grupo de S. Martinho de Sande e o Grupo Coral Padre José Vaz da Mota (Brito) e no domingo, 22 de dezembro, realiza-se a Parada de Natal, num desfile onde não faltará animação para todas as crianças.

Um programa vasto que engloba ainda animação de rua, teatro, ateliês infantis, um presépio vivo e horas do conto.

David Silva considera estarem reunidas as condições para fazer deste evento um “exemplo de sucesso”.

Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas,  considera que a realização da Vila Natal tem vindo a acrescentar valor à época de natal e que assenta num modelo de parceria, entre a Junta de Freguesia e a Comissão de Festas Dar Vida à Vila, que tem funcionado bem.

Referiu-se depois à opção municipal em assumir “quase exclusivamente” a organização das festividades natalícias no centro da cidade de Guimarães, dizendo que a Vila Natal, nas Taipas, sem o apoio da Câmara não seria possível, mas que, sem o apoio do comércio local e entidades privadas, também não seria possível. Considera este um modelo a manter no futuro não significando, porém, que não “continuemos a exigir que a Câmara Municipal continue a reconhecer financeiramente o trabalho e o esforço de todos os voluntários envolvidos na organização desta iniciativa”.