PUB
Primeiro parque canino de Guimarães prestes a abrir nas Taipas
Primeiro parque canino de Guimarães prestes a abrir nas Taipas
Sexta-feira, Junho 5, 2020

Caldas das Taipas é o primeiro território do concelho de Guimarães a ter um parque canino, uma estrutura vocacionada para os animais de companhia, mais propriamente para os cães.

Esta nova valência pioneira no concelho está concluída, aguardando apenas que as condições sanitárias, em virtude da pandemia, permitam a sua inauguração e utilização.

O referido parque canino situa-se na Rua Custódio da Costa Ferreira Pinto, junto ao cemitério e ao parque infantil existente. “Trata-se de um equipamento que está inserido na política que a junta de freguesia tem desenvolvido mais direcionada para os animais. O projeto chama-se ‘Os animais são nossos amigos’, sendo este um equipamento que visa dar condições àqueles que gostam de ter animais de estimação, designadamente cães, proporcionando um espaço para a prática de exercício dos animais e para que possam andar sem a trela. No fundo é um novo equipamento, pioneiro, que tem como objetivo dar condições aos donos dos animais para ter os animais e, no fundo, também ajudar no quotidiano das pessoas”, refere Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas.

Também sendo uma iniciativa inserida no âmbito deste projeto, a junta de freguesia procedeu à instalação de dispensadores de sacos para dejetos caninos em zonas nevrálgicas da vila.

“Com o objetivo de garantir a limpeza e a higiene urbana, sobretudo dos nossos jardins e dos nossos passeios, foram instalados dez dispensadores de sacos de dejetos caninos, que são equipamentos importantes para se garantir que há uma convivência pacífica entre aqueles que têm animais e aqueles que não têm animais. Essa era uma das queixas dos donos dos animais, que iam passear os cães e não tinham estes equipamentos; e era uma queixa de quem não tem animais, por que as pessoas não apanhavam os dejetos. Agora não há razões para que não se cumpra essa obrigação de manter o espaço público limpo”, sustenta Luís Soares.

No mesmo local, o parque infantil existente, que se encontra encerrado em virtude da Covid-19, foi alvo de uma requalificação.

Fotos do parque canino de Caldas das Taipas: