PUB
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa estará em Guimarães este sábado
Sexta-feira, Novembro 25, 2016

A visita é feita no âmbito das comemorações dos 25 anos do Hospital Senhora da Oliveira, de Guimarães. O Presidente da República Portuguesa inaugurará a remodelada Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos.

O Presidente da República Portuguesa está este fim-de-semana em Guimarães, onde fará uma visita ao Hospital Senhora da Oliveira. O programa da visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao hospital tem a duração prevista de uma hora, com início às 11 horas de sábado.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciará a sua visita inaugurando a exposição da Colecção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no átrio da entrada das instalações do hospital.

De seguida, o presidente irá inaugurar as instalações remodeladas da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIC), no Serviço de Cardiologia. O projeto de remodelação foi um dos vencedores do Programa EDP Solidária Saúde 2015. Implicou a realização de obras e aquisição de equipamentos num total de cerca de 250 mil euros, dos quais 170 mil provêm do apoio da Fundação EDP, sendo o restante valor suportado pelo Hospital Senhora da Oliveira.

A visita terminará com uma sessão de homenagem a Fernando Alberto Ribeiro da Silva, que decorrerá pelas 11.30 horas, no auditório do hospital. Na passagem dos 25 anos do Hospital Senhora da Oliveira, o Conselho Consultivo e o Conselho de Administração decidiram homenagear este advogado vimaranense, que foi deputado à Assembleia Constituinte.

Fernando Alberto foi também Governador Civil de Braga nos anos oitenta, desempenhando nessa altura um papel activo na construção do novo hospital de Guimarães. Em 2008, recebeu a Medalha da Cidade em Ouro, entregue pela Câmara Municipal de Guimarães.

Marcelo Rebelo de Sousa voltará a estar em Guimarães, no dia 28, por altura da visita dos Reis de Espanha à cidade de Guimarães. A visita de Estado de Filipe VI e Letizia incluirá um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. A visita inclui também a passagem pelas cidade de Lisboa e do Porto.