PUB
Prática desportiva local vai ser estudada em nova infraestrutura da Tempo Livre
Prática desportiva local vai ser estudada em nova infraestrutura da Tempo Livre

Foi apresentado esta manhã, 19, o Centro de Estudos do Desporto de Guimarães (CED-G), uma nova valência sob a égide da Tempo Livre e que vai estudar o ecossistema desportivo local. O objetivo passa por levar o conhecimento aos clubes, à Câmara Municipal e a todos os agentes desportivos.

Paula Nogueira, coordenadora desta nova infraestrutura, que terá cabimentação orçamental na Tempo Livre e contará com os quadros desta empresa municipal e da própria Câmara, explicou os dois níveis estratégicos do CED-G: primeiro, implementação de um programa de actividades, qualificação dos agentes desportivos locais e enriquecimento da política desportiva do concelho; e em segundo, a criação de um museu do Desporto. Será um espaço virtual e interactivo, contando com um repositório e centro documental.

Vítor Dias, delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, por a Cidade Europeia do Desporto não se ter encerrado em 2013: “Guimarães é uma referência ao nível desportivo e o Centro de Estudos do Desporto é um exemplo de pensar global agindo localmente”. “O Estado não pode fazer tudo sozinho. Só trabalhando em articulação é que alcançamos tudo o que precisamos”, pontuou.

Já o presidente da Câmara, Domingos Bragança, disse que o CED-G traz ao município “mais responsabilidade em fazer mais e melhor para continuarmos a ser a cidade europeia do desporto do nosso tempo”. Vincou ainda a necessidade do “salto qualitativo”, “nesta dimensão desportiva, que é tão importante para a inclusão social e formação da nossa consciência de cidadania”.

Beatriz Pereira, da Universidade do Minho, Pedro Sarmento Lopes, da Universidade do Porto, Abel Santos, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, e Dimas Pinto, do Instituto de Estudos Superiores de Fafe são os membros do conselho científico desta nova estrutura. Já o Conselho Consultivo, que conta com várias personalidades do mundo da política, gestão e desporto, será liderado por Pedro Sarmento Lopes, da Universidade do Porto.